Há mais um quadro de Leonardo da Vinci com um sorriso à Mona Lisa

La Bella Principessa e a Mona Lisa de Leonardo da Vinci

Um novo estudo realizado no Reino Unido encontrou um segundo quadro de Leonardo da Vinci com um sorriso enigmático à imagem da Mona Lisa: a pintura La Bella Principessa.

Este quadro, tal como a obra-prima do pintor, apresenta também um sorriso quase inexistente, que nos foge quando nos concentramos apenas nos lábios e que só percebemos quando olhamos para o rosto como um todo.

Na pesquisa conduzida por Alessandro Soranzo e Michael Newberry, da Faculdade de Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, levaram-se a cabo várias “experiências psicológicas”, como salientam os investigadores.

As conclusões indicam que “a inclinação da boca da La Bella Principessa parece mudar conforme a Visão à Distância e o Nível de Desfocagem aplicados a uma versão digital do quadro”, segundo notam os autores do estudo.

É a percepção dessa inclinação que “influencia a sua expressão de contentamento, gerando portanto uma ilusão” a que os investigadores chamam o “Incapturável Sorriso”.

O investigador Alessandro Soranzo nota que “uma pequena sombra” próximo da boca de La Bella Principessa e a forma como Da Vinci pintou os músculos da sua face contribuem para a ilusão.

“Se olhar para a pintura de longe ou não directamente para a boca dela, ela parece estar a sorrir, mas se tentar apanhar o sorriso, não consegue, porque quando olha directamente para a boca, o sorriso desaparece”, refere Alessandro Soranzo em declarações divulgadas no canal do Youtube da Universidade Sheffield Hallam.

A ideia dos investigadores é que Leonardo da Vinci fez isto “de propósito” e que estaria “a estudar esta forma de mostrar retratos”. Até porque La Bella Principessa foi pintada antes da Mona Lisa, o que leva Alessandro Soranzo a notar que “a ambiguidade” deste quadro “pode derivar” do primeiro.

Assim, a Mona Lisa seria uma versão mais perfeita desta ilusão do “Incapturável Sorriso” de Da Vinci.

A pesquisa comparou estes dois quadros com um terceiro pintado por Da Vinci na mesma época que não apresenta este sorriso enigmático, o que reforça a tese de que o pintor terá agido deliberadamente criando esta ilusão de óptica.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Descobriram a pólvora? Um sorriso não é apenas definido pela curvatura dos lábios mas também pela expressão dos olhos gerada pela subida dos músculos das maças do rosto quando os lábios curvam… qualquer pintor/ilustrador de 2ª sabe isso, não são precisos estes pseudo especialistas em semiologia (a “ciência” de “interpretar” inventando intenções na cabeça dos autores)…

RESPONDER

Há cinco jogos sem vencer, Palmeiras cai do pódio. Abel culpa calendário "desumano"

O Palmeiras volta a não conseguir vencer para o Brasileirão e caiu do pódio. Com quatro jogos nos últimos dez dias, Abel Ferreira criticou o calendário "desumano". Na passada madrugada, o Palmeiras visitou o terreno do …

Abbott desafia Biden. Governador do Texas proíbe empresas de exigirem vacinação aos funcionários

A decisão surge numa altura em que vários estados estão a desafiar legalmente o plano de vacinação de Biden. Apenas 66% dos americanos elegíveis para se vacinarem o fizeram. O governador Republicado no Texas, Greg Abbott, …

Sem apoios e com despesas a subir, empresas ficam à beira do precipício

Adivinham-se dificuldades para uma grande parte das pequenas e médias empresas portuguesas, com um Orçamento que poucos apoios prevê para elas. Se o Orçamento do Estado para 2021 — motivado pela crise pandémica que tinha acabado …

Barcelona aperta o cinto e quer contratar a "custo zero" em janeiro

O mercado de inverno vai ter de ser de contenção para o Barcelona, que precisa de reforçar a equipa. A solução passará por jogadores a "custo zero". O FC Barcelona não vive os seus melhores dias, …

Mulher de Rendeiro tentou impedir PJ de levar quadros suspeitos de serem falsos. Juíza mandou apreender

A PJ suspeita que várias as obras que pertencem ao Estado mas estão à guarda da mulher de Rendeiro possam ser réplicas. A juíza já emitiu um mandado de apreensão e Maria de Jesus Rendeiro …

Os primeiros acrobatas profissionais do mundo faziam mortais no Médio Oriente há 4 mil anos

Os primeiros acrobatas profissionais datam de há 4 mil anos, no Médio Oriente. Afiliados à corte real, tinham vários privilégios, mas também preocupações laborais. Os habitantes das antigas cidades-estado do Médio Oriente desfrutavam de uma vida …

Avisos de voto contra complicam xadrez orçamental. Governo tem um dilema em mãos (e até Marcelo está preocupado)

O Governo tem 15 dias para dar o braço a torcer. Com o Bloco de Esquerda, o PAN, os Verdes e o PCP a acenar com o voto contra, as contas complicam-se e nasce assim …

Com contas certas, Leão prometeu um Orçamento de investimento — só possível graças à bazuca

Apesar de falar em contas certas, João Leão prometeu um Orçamento de investimento. No entanto, sem a bazuca de Bruxelas, Leão pouco dá à economia. Sem contar com o dinheiro que vem da bazuca de Bruxelas, …

"Situação dramática" no Hospital de Leiria e nova demissão em bloco. Milhões do OE não chegam para curar o SNS

Depois da demissão em bloco de médicos no Hospital de Setúbal, a equipa da Urgência de Psiquiatria do Porto também bateu com a porta. E no Hospital de Leiria vive-se uma "situação dramática" quando os …

Novo estudo associa desodorizantes a mutações genéticas semelhantes às do cancro da mama

Investigadores suíços apuraram que os sais de alumínio presentes nos desodorizantes anti-transpirantes provocam as mesmas mutações genéticas que são encontradas no cancro da mama, em experiências com hamsters. A eventual influência dos desodorizantes no desenvolvimento do …