Há mais um quadro de Leonardo da Vinci com um sorriso à Mona Lisa

La Bella Principessa e a Mona Lisa de Leonardo da Vinci

Um novo estudo realizado no Reino Unido encontrou um segundo quadro de Leonardo da Vinci com um sorriso enigmático à imagem da Mona Lisa: a pintura La Bella Principessa.

Este quadro, tal como a obra-prima do pintor, apresenta também um sorriso quase inexistente, que nos foge quando nos concentramos apenas nos lábios e que só percebemos quando olhamos para o rosto como um todo.

Na pesquisa conduzida por Alessandro Soranzo e Michael Newberry, da Faculdade de Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, levaram-se a cabo várias “experiências psicológicas”, como salientam os investigadores.

As conclusões indicam que “a inclinação da boca da La Bella Principessa parece mudar conforme a Visão à Distância e o Nível de Desfocagem aplicados a uma versão digital do quadro”, segundo notam os autores do estudo.

É a percepção dessa inclinação que “influencia a sua expressão de contentamento, gerando portanto uma ilusão” a que os investigadores chamam o “Incapturável Sorriso”.

O investigador Alessandro Soranzo nota que “uma pequena sombra” próximo da boca de La Bella Principessa e a forma como Da Vinci pintou os músculos da sua face contribuem para a ilusão.

“Se olhar para a pintura de longe ou não directamente para a boca dela, ela parece estar a sorrir, mas se tentar apanhar o sorriso, não consegue, porque quando olha directamente para a boca, o sorriso desaparece”, refere Alessandro Soranzo em declarações divulgadas no canal do Youtube da Universidade Sheffield Hallam.

A ideia dos investigadores é que Leonardo da Vinci fez isto “de propósito” e que estaria “a estudar esta forma de mostrar retratos”. Até porque La Bella Principessa foi pintada antes da Mona Lisa, o que leva Alessandro Soranzo a notar que “a ambiguidade” deste quadro “pode derivar” do primeiro.

Assim, a Mona Lisa seria uma versão mais perfeita desta ilusão do “Incapturável Sorriso” de Da Vinci.

A pesquisa comparou estes dois quadros com um terceiro pintado por Da Vinci na mesma época que não apresenta este sorriso enigmático, o que reforça a tese de que o pintor terá agido deliberadamente criando esta ilusão de óptica.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Descobriram a pólvora? Um sorriso não é apenas definido pela curvatura dos lábios mas também pela expressão dos olhos gerada pela subida dos músculos das maças do rosto quando os lábios curvam… qualquer pintor/ilustrador de 2ª sabe isso, não são precisos estes pseudo especialistas em semiologia (a “ciência” de “interpretar” inventando intenções na cabeça dos autores)…

RESPONDER

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …