Há mais um quadro de Leonardo da Vinci com um sorriso à Mona Lisa

La Bella Principessa e a Mona Lisa de Leonardo da Vinci

Um novo estudo realizado no Reino Unido encontrou um segundo quadro de Leonardo da Vinci com um sorriso enigmático à imagem da Mona Lisa: a pintura La Bella Principessa.

Este quadro, tal como a obra-prima do pintor, apresenta também um sorriso quase inexistente, que nos foge quando nos concentramos apenas nos lábios e que só percebemos quando olhamos para o rosto como um todo.

Na pesquisa conduzida por Alessandro Soranzo e Michael Newberry, da Faculdade de Desenvolvimento e Sociedade da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, levaram-se a cabo várias “experiências psicológicas”, como salientam os investigadores.

As conclusões indicam que “a inclinação da boca da La Bella Principessa parece mudar conforme a Visão à Distância e o Nível de Desfocagem aplicados a uma versão digital do quadro”, segundo notam os autores do estudo.

É a percepção dessa inclinação que “influencia a sua expressão de contentamento, gerando portanto uma ilusão” a que os investigadores chamam o “Incapturável Sorriso”.

O investigador Alessandro Soranzo nota que “uma pequena sombra” próximo da boca de La Bella Principessa e a forma como Da Vinci pintou os músculos da sua face contribuem para a ilusão.

“Se olhar para a pintura de longe ou não directamente para a boca dela, ela parece estar a sorrir, mas se tentar apanhar o sorriso, não consegue, porque quando olha directamente para a boca, o sorriso desaparece”, refere Alessandro Soranzo em declarações divulgadas no canal do Youtube da Universidade Sheffield Hallam.

A ideia dos investigadores é que Leonardo da Vinci fez isto “de propósito” e que estaria “a estudar esta forma de mostrar retratos”. Até porque La Bella Principessa foi pintada antes da Mona Lisa, o que leva Alessandro Soranzo a notar que “a ambiguidade” deste quadro “pode derivar” do primeiro.

Assim, a Mona Lisa seria uma versão mais perfeita desta ilusão do “Incapturável Sorriso” de Da Vinci.

A pesquisa comparou estes dois quadros com um terceiro pintado por Da Vinci na mesma época que não apresenta este sorriso enigmático, o que reforça a tese de que o pintor terá agido deliberadamente criando esta ilusão de óptica.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Descobriram a pólvora? Um sorriso não é apenas definido pela curvatura dos lábios mas também pela expressão dos olhos gerada pela subida dos músculos das maças do rosto quando os lábios curvam… qualquer pintor/ilustrador de 2ª sabe isso, não são precisos estes pseudo especialistas em semiologia (a “ciência” de “interpretar” inventando intenções na cabeça dos autores)…

RESPONDER

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …

Com a situação "longe de estar tranquila", Temido diz que é prematuro falar sobre reabertura das escolas

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que a situação pandémica em Portugal está "longe de estar tranquila" e por isso considera que ainda não é altura para falar da reabertura das escolas …

Jorge Jesus ainda acredita e traça plano para chegar ao título

Com o SL Benfica a 13 pontos da liderança, muitos já descartam as 'águias' da corrida pelo título. No entanto, o treinador benfiquista, Jorge Jesus, acredita que ainda será possível. "Claro que acredito, há muita coisa …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Fazer contas à vida

Clássico sem golos. A luta acessa no pódio. O SC Braga passou o FC Porto e já é segundo. Números e frases da semana. E o adeus de um guerreiro, visto da Linha de Fundo. “Hoje …

CGD quadruplica prémios aos trabalhadores em plena reestruturação

Desde o início do plano de reestruturação, a Caixa Geral de Depósito quadruplicou o montante pago aos trabalhadores em prémios, incentivos e recompensas por mérito. No ano de 2020, o último ano do plano de reestruturação, …

TAP pode receber indemnização pelas perdas no confinamento. Apoio pode chegar aos 500 milhões

O Governo e a Comissão Europeia estão a negociar uma compensação para a TAP pelas perdas causadas durante o encerramento de fronteiras devido à pandemia. De acordo com o ECO, a TAP poderá receber uma compensação …

"Mais medo de viver do que morrer". Jerónimo contra "confinamento agressivo" (e recusa ser "comparsa" do PSD e CDS)

Na semana em que o PCP celebra 100 anos de vida, Jerónimo de Sousa falou, em entrevista à TVI, sobre a guerra colonial, a entrada na vida política e do atual estado das relações com …

FPF abre processo contra Teo Fonseca por intermediação ilegal de jogadores

A FPF abriu um processo disciplinar a Teodoro Fonseca, dono da SAD do Portimonense, por intermediação ilegal de jogadores em transferências para o FC Porto. Teodoro Panagopoulos, mais conhecido no mundo do futebol como Teo Fonseca, …

Cabrita fala em "ano terrível" e rejeita alívio de medidas para já

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez o balanço de um ano de pandemia em Portugal, admitindo ter sido um "ano terrível" para os portugueses e afastando perspetivas de um alívio de medidas por …

Muçulmanos invadiram a Sicília e revolucionaram o comércio de vinho

Uma equipa de investigadores da Universidade de York, no Reino Unido, encontrou resíduos químicos de uvas em ânforas, um tipo de recipiente medieval, sugerindo um próspero comércio de vinho na Sicília islâmica. Foram ainda encontrados cacos …