“Make your company great again”. Há estátuas de “Trump budista” à venda na China

Um fabricante de móveis chinês chegou às manchetes esta semana depois de começar a vender estátuas de “Donald Trump budista”, gerando uma série de cópias concorrentes.

Donald Trump não é conhecido pelo comportamento calmo, mas isso não impediu um fabricante de móveis empreendedor na China de lançar uma estátua do ex-presidente dos Estados Unidos numa pose associada ao Buda, conta o jornal britânico The Guardian.

A estátua do “Trump Budista” foi publicada na plataforma de comércio eletrónico chinesa Taobao. A versão pequena, que mede 1,6 metros de altura, custa 999 yuans (equivalente a 128 euros), enquanto a versão maior, com 4,6 metros de altura, está disponível por 3.999 yuans (515 euros).



A estátua, com as mãos de Trump cruzadas no colo, polegares para fora, é uma pose da arte budista que significa “meditação” e “contemplação”.

O jornal estatal chinês Global Times foi o primeiro a escrever sobre o produto e falou com o vendedor, com sede em Xiamen, na província de Fujian, que está a promover a estátua com o slogan “Make your company great again” (“Torne a sua empresa ótima novamente!”)

O vendedor disse que já tinha vendido “dezenas” das 100 estátuas fabricadas até agora.

Um comprador disse ao mesmo jornal chinês que comprou a estátua como um lembrete de não ser “demasiado Trump”.

Trump – cujo nome pode ser traduzido em duas grafias diferentes em chinês (特朗普 para Tèlǎngpǔ ou 川普 para Chuānpǔ) é a cara de várias peças de merchandising no Taobao, onde os utilizadores podem comprar máscaras, modelos, pequenas estátuas, chapéus e meias.

Segundo a Newsweek, vários negócios no Taobao estão agora a vender estátuas idênticas.

A Taobao, de propriedade da Alibaba, tem vendas anuais que superam as vendas combinadas de e-commerce de todas as empresas norte-americanas. Em 2016, mais de mil milhões de produtos estavam disponíveis no site.

Não é a primeira vez que o ex-presidente dos Estados Unidos é representado numa pose de Buda. Um Trump laranja impresso em 3D está disponível no site de artesanato Etsy.

O governo chinês teve uma relação complexa com a administração Trump. Após um acordo comercial de primeira fase, começaram as divergências sobre o tratamento inicial do covid-19 por Pequim, que afundaram os laços bilaterais para o ponto mais baixo de todos os tempos.

 

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …