//

Bactéria super resistente está a desenvolver-se nos hospitais da Europa. Pode causar meningite

Uma espécie de bactérias bastante resistente a antibióticos está a desenvolver-se e a disseminar-se em hospitais um pouco por toda a Europa, mostra um estudo divulgado na segunda-feira.

De acordo com a BBC, trata-se da Klebsiella pneumoniae, uma bactéria que se fixa nos intestinos e pode causar pneumonia ou meningite. As mortes causadas pela Klebsiella pneumoniae subiram de forma acentuada na Europa nos últimos anos. Em 2007, registaram-se 341 mortes provocadas por esta bactéria. Este número subiu para 2.094, em 2015.

“O alarme está no facto de esta bactéria ser resistente a um antibiótico fundamental (a carbapenema). As infeções estão associadas a uma taxa de mortalidade elevada e, se nada for feito, estes números vão continuar a subir”, afirmou à BBC Sophia David, do Instituto Sanger.

O estudo, publicado na revista especializada Nature Microbiology, teve por base informação recolhida em 244 hospitais de 32 países da Europa. Os cientistas analisaram o código genético da bactéria, a partir de amostras recolhidas de pessoas afetadas. A resistência deste patógeno deve-se à expansão de um pequeno número de clones da espécie, segundo o jornal espanhol El Mundo.

“As nossas descobertas mostram que os hospitais são o principal transmissor e que a bactéria se está a espalhar entre as pessoas principalmente no interior dos hospitais”, explicou Sophia David.

A Klebsiella pneumoniae pode continuar a reforçar a sua resistência ou, através de reprodução, transmiti-la para outras espécies.

Os investigadores dizem que a higiene hospitalar é o primeiro passo para combater estas infeções. “Acreditamos que, com boa higiene — o que inclui uma identificação prematura e isolação dos pacientes afetados — podemos atrasar a disseminação destes patógenos e controlá-los”, adianta Hajo Grundmann, da Universidade de Friburgo.