/

Há átomos no seu corpo que vieram do Big Bang

7

Já pensou de onde vieram originalmente os elementos que compõem o corpo humano? Hidrogénio, oxigénio, carbono, fósforo, azoto, cálcio, ferro e tantos outros – todos vieram de diferentes fontes.

Esta versão da tabela periódica dos elementos foi a imagem do dia da NASA no início desta semana e representa o que pensamos ser a origem nuclear dos elementos – não todos, já que os locais de criação nuclear de alguns elementos, como o cobre, ainda não são muito bem conhecidos.

O hidrogénio presente no seu corpo e em cada molécula de água veio do Big Bang. Não existem outras fontes de hidrogénio no universo – pelo menos que sejam capazes de produzir quantidades substanciais do elemento.

O carbono, importantíssimo para a existência da vida, é resultado de uma reação de fusão nuclear no interior de uma estrela, assim como o oxigénio.

Cmglee / Wikimedia

Legenda: B = Big Bang; L = Grandes Estrelas; $ = Supernovas; C = Raios Cósmicos; S = Pequenas Estrelas; M = Feito Pelo Homem

O mesmo se passa com elementos como fósforo e cobre, presentes no nosso corpo apenas em pequenas quantidades, mas essenciais para o funcionamento de toda a vida conhecida.

Grande parte do ferro do seu corpo teve uma origem muito mais violenta, tendo sido formado durante a explosão de supernovas, há muito tempo.

Já o ouro das suas jóias foi também – provavelmente – criado a partir de colisões de estrelas de neutrões que deverão ter sido visíveis como curtas explosões de raios gama.

Em suma, os elementos de que somos feitos são resultado de eventos acontecidos há milhares de milhões de anos.

“O azoto do nosso ADN, o cálcio dos nossos dentes, o ferro do nosso sangue e o carbono das tartes de maçã foram gerados no interior de estrelas em colapso”, explicava na década de 80 o famoso cientista Carl Sagan, que nos deixou uma das explicações mais belas sobre o nosso lugar no Cosmos.

Somos feitos de pó de estrelas“, disse o astrofísico.

HypeScience

7 Comments

  1. We are all made of stars! Somos todos feitos de estrelas, que explodem e dão origem aos elementos que compõem tudo no Universo. Agora, o nosso “princípio inteligente” vem de algum lado…Essa é a mais importante pergunta a fazer,se quisermos descobrir quem nós somos realmente, de onde viemos e o que fazemos aqui. Somos MUITO mais que um corpo humano.
    O Multiverso é UM TODO.

    • Cara Maria,
      Tem toda a razão, e procuramos não os cometer.
      Mas neste caso concreto, com excepção a uma referência a “nitrogénio”, que achámos por bem substituir por “azoto”, não nos foi possível descobrir qualquer erro no texto.
      Pode por favor elucidar-nos?

  2. O big bang é uma teoria que, como tal não passa disso mesmo e que existirá até surgir uma teoria melhor e há muitos físicos que a põem em causa. Para além de que a explicação do big bang é simplesmente patética. Mas o mais patético é isso constar dado científico nos currículos escolares e não como uma de várias teorias.

    • Concordo. É apenas uma teoria. E induz as pessoas em erro, pois para elas o Big Bang é um facto. E nada surge do nada!O nada não existe!Se não existe, não cria!É isto que os cientistas não se esforçam por compreender e mantêm-se à parte na espiritualidade.E se vamos falar em Deus, por favor, não é um homenzinho de barbas brancas sentado num trono no céu… Isso é uma blasfémia ao Criador de Tudo o Que É(note-se aqui o machismo prevalecente ao longo da história: criador;quando DEUS não tem género, como os seres corpóreos que encarnam).
      Deus, Fonte Divina de Todas As Coisas,na Sua Infinidade, a Criação nunca pára, e se, hipoteticamente, houve um Big Bang, mais ainda vão haver, ou estão a ocorrer neste preciso momento, criando ainda mais Universos, paralelos ao nosso. Daí eu referir-me ao Multiverso.

  3. Curioso e credível q.b., mas como não podia deixar de o ser, também é questionável, desde que seja com o propósito de trazer mais luz a esta teoria.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.