Há 70 anos, em Hiroshima, a tecnologia mudou a História

Setenta anos após o lançamento da bomba de urânio sobre Hiroshima, o canal História estreia no dia 6 de agosto, a partir das 22h00, dois Especiais sobre Hiroshima: “A Tecnologia que mudou a Segunda Guerra Mundial” e em seguida, às 22h45, “Hiroshima, 70 anos depois”.

A Tecnologia que mudou a Segunda Guerra Mundial”  é um especial que revela as armas, invenções e veículos que moldaram e decidiram a II Guerra Mundial, desde o simples Studebaker à terrível bomba atómica.

Em formato de contagem decrescente e contando com um fabuloso elenco de peritos, o programa dá-nos um entendimento explosivo e definitivo sobre o maior conflito de todos os tempos, através do equipamento que mudaria o mundo, ao decidir vencedores e vencidos.

O documentário proporciona-nos também uma análise cuidada de dez equipamentos-chave de todas as frentes da guerra. Concebido para incluir surpresas e recorrendo a incríveis efeitos gráficos, a lista irá desafiar ideias, estimular o debate e cativar o público.

Hiroshima, 70 anos depois é o segundo especial que o História estreia esta quinta-feira.

A 6 de Agosto de 1945 a história mudou, quando se lançou sobre Hiroshima a primeira bomba atómica. Apesar da crença popular, não há gravações da detonação, e encontrar uma testemunha seria de todo impossível.

Com o fim de completar os arquivos históricos,  Martin Morgan, historiador da Segunda Guerra Mundial, orienta uma equipa de produção de Hollywood numa importante missão: mostrar este impressionante acontecimento de uma forma nunca antes vista.

Para entender a história, a equipa desloca-se ao Japão para visitar o Monumento da Paz e fazer um percurso com os sobreviventes pela destruição causada – chegando a recriar uma explosão para entender melhor a tecnologia que se escondia por trás da bomba.

Com estes componentes, a visão de Martin Morgan torna-se realidade e revela um dos factos mais significativos da Segunda Guerra Mundial.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam hidrogel que se cura a si mesmo como a pele humana

A carne artificial, que pode vir a ser essencial para futuros desenvolvimentos em robótica e dispositivos médicos, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Cientistas na Austrália criaram um novo material gelatinoso que, asseguram, …

As estranhas "riscas de tigre" de Encélado foram finalmente explicadas

A lua gelada de Saturno, Encélado, tem despertado especial interesse na comunidade científica desde que foi observada em detalhe pela sonda espacial da NASA Cassini em 2005. Agora, uma equipa de cientistas encontrou resposta para …

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …