Há 385 milhões de crianças a viver em pobreza extrema

Relatório feito pelo Banco Mundial e pela UNICEF destaca que, em 2013, 19,5% das crianças que vivem em países em desenvolvimento viviam em casas onde a renda diária por pessoa era de 1,90 dólares ou menos.

As crianças têm duas vezes mais probabilidades do que os adultos de viverem na pobreza extrema, de acordo com uma análise feita em conjunto pelo Banco Mundial e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Em 2013, por exemplo, 19,5% das crianças dos países em desenvolvimento viviam em casas onde a renda diária da família era de 1,90 dólares ou menos por pessoa.

No mundo, são quase 385 milhões de crianças que neste momento vivem na pobreza extrema.

As mais novas são as que estão sob maior risco, isto é, mais de um quinto das crianças com menos de cinco anos são de famílias extremamente pobres.

O diretor-executivo da UNICEF, Anthony Lake, afirma “ser chocante o facto de metade das crianças da África Subsariana viverem na extrema pobreza”.

Este responsável lembra que, no caso dos países em desenvolvimento, uma entre cinco crianças está nesta situação, o que limita drasticamente o seu futuro.

Além disso, se forem contabilizados os adultos, verifica-se um total de 767 milhões de pessoas no mundo que vivem com 1,90 dólares diários ou menos.

Para reverter a situação, as duas entidades responsáveis pela análise alertam para o investimento em serviços pré-natal, projetos de desenvolvimento na primeira infância, escolas de qualidade, água potável e saneamento.

A África Subsariana tem das taxas mais altas de crianças a viver na pobreza extrema: cerca de 50% dos menores da região estão nessa condição.

O sul da Ásia concentra a segunda maior taxa, 36%, com os maiores índices observados na Índia.

O Banco Mundial e a UNICEF pedem aos países para calcular regularmente a pobreza infantil como parte dos esforços para acabar com esta situação até 2030.

Além disso, é preciso melhorar os sistemas de proteção social. Uma boa ajuda é, por exemplo, disponibilizar recursos económicos para que as famílias possam pagar os custos de comida, água e educação.

ZAP / Rádio ONU

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …