Há 30 anos, “o mundo parou” quando Mandela saiu da prisão

Esta terça-feira, o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa celebrou os 30 anos da libertação de Nelson Mandela.

A 11 de fevereiro de 1990, o jovem Cyril Ramaphosa segurou o microfone de Nelson Mandela, que tinha acabado de ser libertado depois de ter passado 27 anos atrás das grades.

Trinta anos depois, e no mesmo local, o agora Presidente lembrou o momento que representou a “morte” do apartheid. “No dia em que Mandela foi libertado, sabíamos que o apartheid tinha morrido”, disse Cyril Ramaphosa diante de cerca de mil pessoas, reunidas em frente à Câmara Municipal de El Cabo.

“Havia magia no ar”, lembrou, no mesmo lugar onde Nelson Mandela discursou 30 anos antes, diante de uma praça lotada, depois de ter recuperado a liberdade. Mandela passou 27 anos preso, depois de ter sido condenado em 1964 a prisão perpétua.

“Pessoas de todo o mundo tinham os olhos cheios de lágrimas e eram lágrimas de felicidade” depois de décadas de um regime racista, dominado pela minoria branca, disse Ramaphosa. “Lembraremos para sempre esse dia como um dos mais memoráveis da História mundial.”

Citada pelo Raw Story, Lebona Motlatla, que ouviu o discurso de Ramaphosa, disse que Mandela não ficaria feliz com o estado atual da África do Sul. “O que Mandela quis dizer com liberdade para todos, foi comida na mesa e trabalho para todos. Acho que Mandela ficaria dececionado com tanta corrupção.”

Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente democraticamente eleito no país, em 1994. Aposentou-se após um mandato de cinco anos e acabou por falecer em dezembro de 2013, com 95 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.