Há 30 anos, “o mundo parou” quando Mandela saiu da prisão

Jon Hrusa

Esta terça-feira, o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa celebrou os 30 anos da libertação de Nelson Mandela.

A 11 de fevereiro de 1990, o jovem Cyril Ramaphosa segurou o microfone de Nelson Mandela, que tinha acabado de ser libertado depois de ter passado 27 anos atrás das grades.

Trinta anos depois, e no mesmo local, o agora Presidente lembrou o momento que representou a “morte” do apartheid. “No dia em que Mandela foi libertado, sabíamos que o apartheid tinha morrido”, disse Cyril Ramaphosa diante de cerca de mil pessoas, reunidas em frente à Câmara Municipal de El Cabo.

“Havia magia no ar”, lembrou, no mesmo lugar onde Nelson Mandela discursou 30 anos antes, diante de uma praça lotada, depois de ter recuperado a liberdade. Mandela passou 27 anos preso, depois de ter sido condenado em 1964 a prisão perpétua.

“Pessoas de todo o mundo tinham os olhos cheios de lágrimas e eram lágrimas de felicidade” depois de décadas de um regime racista, dominado pela minoria branca, disse Ramaphosa. “Lembraremos para sempre esse dia como um dos mais memoráveis da História mundial.”

Citada pelo Raw Story, Lebona Motlatla, que ouviu o discurso de Ramaphosa, disse que Mandela não ficaria feliz com o estado atual da África do Sul. “O que Mandela quis dizer com liberdade para todos, foi comida na mesa e trabalho para todos. Acho que Mandela ficaria dececionado com tanta corrupção.”

Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente democraticamente eleito no país, em 1994. Aposentou-se após um mandato de cinco anos e acabou por falecer em dezembro de 2013, com 95 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …