Há 30 anos, “o mundo parou” quando Mandela saiu da prisão

Jon Hrusa

Esta terça-feira, o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa celebrou os 30 anos da libertação de Nelson Mandela.

A 11 de fevereiro de 1990, o jovem Cyril Ramaphosa segurou o microfone de Nelson Mandela, que tinha acabado de ser libertado depois de ter passado 27 anos atrás das grades.

Trinta anos depois, e no mesmo local, o agora Presidente lembrou o momento que representou a “morte” do apartheid. “No dia em que Mandela foi libertado, sabíamos que o apartheid tinha morrido”, disse Cyril Ramaphosa diante de cerca de mil pessoas, reunidas em frente à Câmara Municipal de El Cabo.

“Havia magia no ar”, lembrou, no mesmo lugar onde Nelson Mandela discursou 30 anos antes, diante de uma praça lotada, depois de ter recuperado a liberdade. Mandela passou 27 anos preso, depois de ter sido condenado em 1964 a prisão perpétua.

“Pessoas de todo o mundo tinham os olhos cheios de lágrimas e eram lágrimas de felicidade” depois de décadas de um regime racista, dominado pela minoria branca, disse Ramaphosa. “Lembraremos para sempre esse dia como um dos mais memoráveis da História mundial.”

Citada pelo Raw Story, Lebona Motlatla, que ouviu o discurso de Ramaphosa, disse que Mandela não ficaria feliz com o estado atual da África do Sul. “O que Mandela quis dizer com liberdade para todos, foi comida na mesa e trabalho para todos. Acho que Mandela ficaria dececionado com tanta corrupção.”

Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente democraticamente eleito no país, em 1994. Aposentou-se após um mandato de cinco anos e acabou por falecer em dezembro de 2013, com 95 anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …