/

Há 141 anos que uma família passa um bolo de geração em geração (e não planeia parar)

Há 141 anos, Fidelia Ford assou um bolo de frutas que se tornou uma relíquia de família que é passada de geração em geração. Hoje, encontra-se em casa do bisneto, guardado numa antiga travessa de vidro numa vitrina.

Reza a lenda familiar que, todos os anos, Fidelia Ford preparava um bolo e deixava-o repousar durante mais um ano para servi-lo nas férias seguintes. Porém, Fidelia morreu aos 65 anos, antes do seu último bolo, de 1878, ser servido à sua família.

A princípio, o bolo foi preservado para homenagear Fidelia, uma vez que a família considerava o seu trabalho um legado – e não comida. Até à sua morte, em 2013, o bolo foi guardado por Morgan Ford, bisneto de Fidelia, que o guardou numa velha travessa de vidro numa vitrine da sua casa na cidade de Tecumseh, Michigan, no Estados Unidos, onde se localiza até aos dias de hoje.

A bisneta de Fidelia e a filha de Morgan Ford, Julie Ruttinger, disse, em declarações ao jornal norte-americano Detroit News, que o seu pai cuidou do bolo de frutas “até o dia em que deixou a Terra”. “Sabíamos que isso significava muito para ele“, disse.

Durante os 93 anos em que Morgan Ford guardou o bolo da família, gabou-o nas reuniões de família e igreja, disposto a partilhar histórias do peculiar legado com os mais jovens. Morgan Ford até chegou a mostrar o bolo no The Tonight Show em dezembro de 2003, altura em que, com anfitrião do programa, mordeu o bolo e disse que sabia a trigo.

A família não duvida que a sua relíquia, praticamente fossilizada durante as cinco gerações pelas quais passou, continuará a ser transferida para os seus descendentes e florescerá durante mais algumas gerações. Entre oito netos e nove bisnetos, já existem vários interessados em herdar o trabalho culinário de século XIX.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.