Guterres é “um perigo para a paz mundial”: invocou um artigo que não era invocado há décadas na ONU

17

Justin Lane / EPA

O secretário-geral da ONU, António Guterres

Secretário-geral da ONU invocou, pela primeira vez, o artigo 99.º da Carta das Nações Unidas. Israel não gostou.

Israel acusou secretário-geral da ONU, António Guterres, de “um novo nível de baixeza moral” após um apelo inédito ao Conselho de Segurança por um cessar-fogo em Gaza e avaliou o seu mandato como “um perigo para a paz mundial”.

“Isto é mais uma prova da distorção moral do secretário-geral e do seu preconceito contra Israel. O apelo do secretário-geral a um cessar-fogo é, na verdade, um apelo à manutenção do reinado de terror do Hamas em Gaza”, argumentou na quarta-feira o embaixador israelita na ONU, Gilad Erdan, na plataforma X (antigo Twitter).

“Apelo mais uma vez ao secretário-geral para que se demita imediatamente. A ONU precisa de um secretário-geral que apoie a guerra contra o terrorismo, e não de um secretário-geral que atue de acordo com o guião escrito pelo Hamas“, acrescentou Erdan, que em outras ocasiões já havia pedido a demissão de Guterres.

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança das Nações Unidas, em 2017, António Guterres invocou na quarta-feira o artigo 99.º da Carta das Nações Unidas que afirma que o secretário-geral “pode chamar a atenção do Conselho para qualquer assunto que, na sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e segurança no mundo“.

Nesse sentido, Guterres enviou uma carta inédita ao Conselho de Segurança da ONU, apelando ao órgão para que “pressione para evitar uma catástrofe humanitária” em Gaza, reiterando os seus apelos por um cessar-fogo que trave “implicações potencialmente irreversíveis” para os palestinianos.

A “magnitude da perda de vidas humanas em Gaza e em Israel, num espaço de tempo tão curto”, levou Guterres a recorrer, de forma excecional, ao artigo 99.º da Carta da ONU, segundo indicou o seu porta-voz, Stéphane Dujarric,

“O secretário-geral está a invocar um dos raros poderes que a Carta lhe confere”, comentou Dujarric, descrevendo o movimento como “dramático”, uma vez que o artigo em causa não é invocado “há décadas”.

Gostaríamos de ver o Conselho de Segurança pedir um cessar-fogo humanitário”, acrescentou.

O referido artigo só foi invocado três vezes em toda a história da ONU: em 1960 (República Democrática do Congo), em 1979 (crise dos reféns na embaixada dos EUA em Teerão) e a última vez foi em 1989 (Líbano), lembra o Diário de Notícias.

Para o embaixador de Israel junto à ONU, Guterres deveria ter optado por “apontar explicitamente a responsabilidade do Hamas pela situação e apelar aos líderes terroristas para que se entreguem e devolvam os reféns, acabando assim com a guerra”, acusando o líder da ONU de se alinhar com o “jogo do Hamas”.

Contudo, apesar das acusações de Israel, a carta que Guterres enviou ao Conselho de Segurança apelava explicitamente à “libertação imediata e incondicionalmente” dos reféns do grupo islamita.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Eli Cohen, se pronunciou sobre a carta enviada por Guterres ao Conselho de Segurança, avaliando que o mandato do ex-primeiro-ministro português “é um perigo para a paz mundial“.

A invocação do artigo 99.º da Carta da ONU e o apelo de Guterres a um cessar-fogo em Gaza “constituem um apoio à organização terrorista Hamas e ao assassínio de idosos, ao rapto de bebés e à violação de mulheres”, escreveu o ministro na plataforma X.

António Guterres já havia sido alvo de fortes críticas por parte de Israel após ter afirmado que o ataque do Hamas de 7 de outubro “não aconteceu do nada” e que o povo palestiniano “foi submetido a 56 anos de ocupação sufocante”. Após estas declarações, o Governo israelita chegou a pedir a demissão de Guterres da liderança da ONU.

ZAP // Lusa

17 Comments

  1. Os nazistas de israel não gostam nada de pessoas com bom senso, solidárias, generosas, humanistas, honradas, verdadeiras, sem medo de dizerem o que pensam e o que vêm! O genocídio tem de acabar!

  2. Guterres é um hipócrita, quando o Hamas atacou Israel usou palavras de condenação e pouco mais, quando a Rússia massacra diariamente e com crimes de guerra comprovados o povo ucraniano o que faz Guterres? Palavras de circunstância. Quando a Rússia faz e fez referendos ilegais para anexar territórios de um outra país que faz Guterres? Mete a viola no saco. Não fosse esta campanha de Israel nenhum refém teria sido libertado, e sem esta campanha de Israel tudo ficaria como antes. Esta sim pode ser a tal guerra que acaba com todas as guerras naquela região . Muitos israelitas pagaram por isso com a sua vida devido aquele ataque terrorista, muitos palestinianos estão a pagar com a vida porque o mesmo grupo os usa como escudos humanos e porque foram esta guerra sempre apoiaram o tal grupo terrorista, agora aí meu Deus que nos atacam .

  3. Hipócrita seria se perante a selvajaria judaica ficasse calado ou apoiasse Israel.
    Em relação à guerra Ucrânia -Rússia, ele, secretário geral da ONU, foi o 1º estadista a tentar convencer o nazi Putin que devia acabar com a invasão da Ucrânia.
    Israel está a proceder da mesma forma que os nazis fizeram com os Judeus, só que agora e covardemente matam com bombas.

  4. A falta de conhecimento… enfim! Israel já vem a fazer isto desde 1948! Não é nada de novo! Veja os relatórios da Amnistia Internacional e da Human Rights Watch antes deste ataque terrorista do Hamas! Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la! O que israel tem vindo a fazer nestes últimos 70 anos é puro genocídio! Os argumentos usados denotam bem isso!

  5. Dois pesos duas medidas.
    Tantas críticas em relação às acções tomadas por Netanyahu e não vejo nem palavras, nem acções concretas da ONU em relação a Vladimir Vladimirovich Putin e a todos que morreram na Ucrânia às mãos desse crápula.
    O Hamas não é um grupo de libertação, mas sim um grupo terrorista, só terroristas empilham crianças vivas e ateam fogo, só terroristas violam crianças e mulheres.
    Concordo que a política de colonatos Israelita é errada, assim como a Palestina tem direito a ter um Estado independente, muitos erros graves foram cometidos, mas nada justifica esta acção do Hamas.
    E Rui, os Israelitas não são Nazis (Nazistas é Português do Brasil), estão a defender o seu direito à existência, assim como os Palestinianos, e os Palestinianos não são representados pelo HAMAS, mas sim pela FATAH.
    Estou com Israel e respeito a postura moderada da FATAH.

  6. Só mesmo um idiota sem qualquer conhecimento da história poderia chamar nazis aos judeus. Foram mortos talvez 6 milhões de judeus pelos nazis, tanto em caâmaras de gás, como à fome, até por devertimento dos guardas dos campos de concentração, em experiências cientificas cujo resultado certo era a morte, usavam crianças para sangue para os soldados alemães, violações, tudo o que imaginação conseguir foi feito pelos nazis aos judeus.

  7. Muito bem dito José, Guterres em relação à Ucrânia fez muito pouco, e Israel apesar de estar a atacar como consegue o Hamas, ao mesnos foi ele alvo de uma ataque terrorista e respondeu de forma dura e cruel, mas talvez seja a unica forma de que algo se resolva. Já o caso da Russia é uma invasão estilo medieval para conquista de território, os massacres são continuos, crianças são deportadas, prisioneiros de guerra assassinados depois de se renderem, nem os nazis faziam isso. E os palestinianos que agora sofrem , muitos deles, davam vivas nas ruas e batiam e matavam os reféns que o Hamas trouxe de Israel à 2 meses atrás. Não de pode bater à traição de depois deitar no chão e dizer, que afinal no chão não vale bater. São estes mesmos palestinianos que têm agora uma oportunidade unica de acabar com o Hamas , revoltando-se contra eles e deixar que Israel faça o trabalho sujo, mas mesmo assim continuam a protegê-los .

  8. Costuma-se dizer que ‘cegos são aqueles que não querem ver’… e quando é assim a verdade é substituída pela argumentação. A história contudo não se escreve por opiniões mas pela veracidade dos factos, e a história nunca vai esquecer que em pleno sec. XXI a Europa (supostamente civilizada) permitiu e apoiou a existência de um genocídio! Apenas um exemplo, desde 2008 até 2020 foram mortos por Israel 5590 Palestinianos, contra 251 Israelitas, dados documentados pela UN, os reais só Israel deve saber!

  9. O Sr. Carlos e o Sr. José claramente não sabem do que falam. O Hamas é consequência do que Israel vem fazendo aos palestinianos à mais de 70 anos! Crimes que passam impunes, um controlo total e brutal, expropriação ilegal de imóveis e propriedades, repressão sem respeito aos mais básicos direitos humanos. O Hamas é sim um grupo terrorista mas que surgiu por causa da repressão e crimes constantes de um estado ainda mais terrorista, Israel. A construção constante e contínua de colonatos em território expropriado aos palestinianos sob ameaça de armas. Quem resiste acaba preso ou morto. Qual israelita respondeu criminalmente por ter morto um palestiniano? Que eu saiba, nem um! Os palestinianos são fotografados contra a sua vontade, inclusive crianças (crime de abuso infantil), catalogados como se fossem animais e associados numa base de dados, controlados por cctv constantemente, inclusive tem uma arma autónoma controlada por IA que os ameaça, Tem palestinianos que são controlados todas as vezes que saem e entram em suas casas… Sem falar nos milhares de aldeãos mortos aquando da al-nakbab e dos 700.000 desalojados/refugiados expulsos de suas casas às mãos dos israelitas, tudo isto com a conivência e até cumplicidade dos principais líderes mundiais, os EUA apoiam Israel financeiramente com biliões de $ todos os anos enquanto outros olham pro lado e fingem não ver os crimes e abusos perpetrados por Israel. E quando os palestinianos revidam os israelitas fingem que não sabem o porquê e vitimizam-se! Quando contrariados a primeira coisa que fazem é acusar os outros de ser nazis ou apoiantes de terrorismo! Hipócritas sem vergonha.

  10. O que é chato é Israel ter razão…
    E este esquerdoide do António Guterres, realmente só está a criar divisões onde deveriam haver uniões.
    Foi assim com a Ucrânia. Primeiro foi beijar a mão ao Putin antes de ir ver os mortos à Ucrânia.
    E agora está desde o inicio com intenção que Israel se fique pela diplomacia, depois da selvajaria feita pelos Islâmicos.
    Incrível esta postura esquerdoide. São capazes de tudo em nome da pseudo humanidade e do politicamente bonito (não correcto).
    Humanidade era não terem acabado com as cruzadas. Talvez assim não houvessem problemas em Gaza hoje em dia.
    Eu não sou Judeu, mas espero que Israel acabe com eles. Literalmente.
    E sendo o único Pais com coragem nos dias de hoje, era de louvar se no fim fossem ao Irão fazer o mesmo. Era sempre a ganhar.
    Vivam os não Islâmicos, sejam eles quem forem.

  11. Chegaram ao ponto de atacar em águas internacionais um navio militar do seu principal aliado, os EUA, e matar dezenas de soldados americanos numa acção não provocada. E o que aconteceu?! Nada! Porque os EUA incobriram tudo tal é a influência e controlo do lobby pró-sionista no governo dos EUA.
    Acham que é mentira? É só pesquisar no YouTube por “The day Israel attacked America” e ver o documentário. Vão deparar-se com testemunhos na primeira pessoa de soldados americanos que sobreviveram ao ataque, e confirmar que o que digo não é conspiração nem mentira. Israel sempre fez, e faz, o que quer, não admite nem está habituado a ser contrariado ou repreendido, e quando isso acontece posicionam-se como vítimas e chamam os outros de apoiantes de terroristas e nazis! São hipócritas dissimulados, criminosos e muito mais terroristas que o hamas.

  12. Os comunistas anti EUA e Israel andam sempre muito activos . Dizia Emmanuel Kant :” Aquele que se comporta como um verme não deve reclamar quando é pisado”

  13. Os oprimidos tornam-se nos opressores. Estes israelitas não são judeus, são zionistas. E Israel já tinha sido informado que o Hamas estava a preparar algo em grande há mais de 1 ano, mas foi-lhe conveniente fechar os olhos, para anexar e liquidar o povo palestiniano que vem sendo oprimido desde 1948, e também para o Bibi desviar as atenções da grave acusação de corrupção que é acusado e que tem tentado mudar a lei para ficar com poderes quase absolutos, que resultou em mega manifestações por parte do povo israelita não radical.
    Além disso, não morreram 40 bebés, isso foi informação falsa espalhada por Israel.

    Fala-se muito de Israel ter o direito a defender-se e os palestinos, não têm direitos?
    Quantas crianças precisa Israel de matar para saciar a sua vontade de genocídio?

  14. O Hamas é um grupo terrorista. É democrático? Respeita os DH? Quer o extremínios dos judeus, assim como, um ditador alemão queria.

  15. O mundo tem um grande dilema, todos querem um apagao e voltar à pré-história e assim dominar o território. Uns acham se grandes pelo dominio económico actual, por outro lado vemos no mundo árabe países como a Palestina que passam fome, que nós Europa investe fortemente que o governo Palestiniano não controla, o dinheiro é investido em armas para acabar com o sionismo, a comida é desviada do povo para os comandantes do Hamas. O Sr. António Guterres tem razão quando compara a potência que foi Portugal. Nós hoje não produzimos armas nem barcos depois de sermos a potência que fomos noutro tempo. Visto desta forma Guterres tem razão. Visto por Israel António Guterres não tem razão, e a meu entender Israel tem razão, a Palestina é por todos os motivos acima descritos um povo Terrorista e a Europa é culpada por dar e não fiscalizar. Para grandes males, grandes remédios.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.