Guineense suspeito de Ébola aterrou em Lisboa e foi de autocarro para o Porto

EU Humanitarian Aid and Civil Protection / Flickr

Um homem da Guiné Conacri que pode ter Ébola passou por Lisboa e pelo Porto, antes de lhe terem sido detectados os sintomas do vírus. Está internado na Galiza à espera dos resultados dos exames que confirmarão, ou não, o pior diagnóstico.

O cidadão guineense está a ser assistido no Hospital do Meixoeiro, em Vigo, considerado um dos centros de referência de Espanha para os casos de Ébola.

Os primeiros sinais de que pode sofrer de Ébola só foram detectados na Corunha, para onde o homem viajou depois de ter passado por Lisboa e pelo Porto.

A Rádio Renascença apurou que o homem que terá 24 anos veio da Guiné Conacri no domingo, num voo que aterrou no Aeroporto da Portela, em Lisboa.

Depois, apanhou um autocarro rumo ao Porto e, de seguida, apanhou outro em direcção à Corunha para visitar a mulher e o filho recém-nascido, destaca a Renascença.

Responsáveis do Hospital de Vigo onde o suspeito de Ébola está internado deram, nesta quarta-feira de manhã, uma conferência de imprensa, onde anunciaram que há 10 pessoas que contactaram directamente com ele que estão sob observação.

Confusão e desorientação na Corunha

O jornal Faro de Vigo conta que o paciente começou por ser assistido no Complexo Hospitalar Universitário da Corunha, na tarde de terça-feira, onde fez vários exames.

Fontes desta unidade lamentam na publicação que “reina a confusão e a desorientação”.

O diário ainda acrescenta que o pessoal que atendeu o paciente ficou em casa, como é habitual neste tipo de situações, para prevenir eventuais contágios.

As análises feitas ao guineense foram encaminhadas para o Centro Nacional de Microbiologia de Madrid e só nas próximas horas se poderá confirmar se é mesmo um caso de Ébola.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caso não saiba, Vigo (e a Galiza), embora não gostem muito de serem “espanhóis”, ainda não fazem parte “deste país”!…
      .
      De qualquer modo, quem usa argumentos como “só neste país”, além da estupidez e ignorância, mostra que, normalmente,. nem se dão ao trabalho de ler as noticias que comentam…

RESPONDER

Vila Real vs FC Porto | Goleada com poker de Adrián

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao golear por 6-0 o Vila Real, num encontro marcado pelos quatro golos de Adrián López, que abriu e …

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …