Guineense suspeito de Ébola aterrou em Lisboa e foi de autocarro para o Porto

EU Humanitarian Aid and Civil Protection / Flickr

Um homem da Guiné Conacri que pode ter Ébola passou por Lisboa e pelo Porto, antes de lhe terem sido detectados os sintomas do vírus. Está internado na Galiza à espera dos resultados dos exames que confirmarão, ou não, o pior diagnóstico.

O cidadão guineense está a ser assistido no Hospital do Meixoeiro, em Vigo, considerado um dos centros de referência de Espanha para os casos de Ébola.

Os primeiros sinais de que pode sofrer de Ébola só foram detectados na Corunha, para onde o homem viajou depois de ter passado por Lisboa e pelo Porto.

A Rádio Renascença apurou que o homem que terá 24 anos veio da Guiné Conacri no domingo, num voo que aterrou no Aeroporto da Portela, em Lisboa.

Depois, apanhou um autocarro rumo ao Porto e, de seguida, apanhou outro em direcção à Corunha para visitar a mulher e o filho recém-nascido, destaca a Renascença.

Responsáveis do Hospital de Vigo onde o suspeito de Ébola está internado deram, nesta quarta-feira de manhã, uma conferência de imprensa, onde anunciaram que há 10 pessoas que contactaram directamente com ele que estão sob observação.

Confusão e desorientação na Corunha

O jornal Faro de Vigo conta que o paciente começou por ser assistido no Complexo Hospitalar Universitário da Corunha, na tarde de terça-feira, onde fez vários exames.

Fontes desta unidade lamentam na publicação que “reina a confusão e a desorientação”.

O diário ainda acrescenta que o pessoal que atendeu o paciente ficou em casa, como é habitual neste tipo de situações, para prevenir eventuais contágios.

As análises feitas ao guineense foram encaminhadas para o Centro Nacional de Microbiologia de Madrid e só nas próximas horas se poderá confirmar se é mesmo um caso de Ébola.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caso não saiba, Vigo (e a Galiza), embora não gostem muito de serem “espanhóis”, ainda não fazem parte “deste país”!…
      .
      De qualquer modo, quem usa argumentos como “só neste país”, além da estupidez e ignorância, mostra que, normalmente,. nem se dão ao trabalho de ler as noticias que comentam…

RESPONDER

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …