Guineense suspeito de Ébola aterrou em Lisboa e foi de autocarro para o Porto

EU Humanitarian Aid and Civil Protection / Flickr

Um homem da Guiné Conacri que pode ter Ébola passou por Lisboa e pelo Porto, antes de lhe terem sido detectados os sintomas do vírus. Está internado na Galiza à espera dos resultados dos exames que confirmarão, ou não, o pior diagnóstico.

O cidadão guineense está a ser assistido no Hospital do Meixoeiro, em Vigo, considerado um dos centros de referência de Espanha para os casos de Ébola.

Os primeiros sinais de que pode sofrer de Ébola só foram detectados na Corunha, para onde o homem viajou depois de ter passado por Lisboa e pelo Porto.

A Rádio Renascença apurou que o homem que terá 24 anos veio da Guiné Conacri no domingo, num voo que aterrou no Aeroporto da Portela, em Lisboa.

Depois, apanhou um autocarro rumo ao Porto e, de seguida, apanhou outro em direcção à Corunha para visitar a mulher e o filho recém-nascido, destaca a Renascença.

Responsáveis do Hospital de Vigo onde o suspeito de Ébola está internado deram, nesta quarta-feira de manhã, uma conferência de imprensa, onde anunciaram que há 10 pessoas que contactaram directamente com ele que estão sob observação.

Confusão e desorientação na Corunha

O jornal Faro de Vigo conta que o paciente começou por ser assistido no Complexo Hospitalar Universitário da Corunha, na tarde de terça-feira, onde fez vários exames.

Fontes desta unidade lamentam na publicação que “reina a confusão e a desorientação”.

O diário ainda acrescenta que o pessoal que atendeu o paciente ficou em casa, como é habitual neste tipo de situações, para prevenir eventuais contágios.

As análises feitas ao guineense foram encaminhadas para o Centro Nacional de Microbiologia de Madrid e só nas próximas horas se poderá confirmar se é mesmo um caso de Ébola.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caso não saiba, Vigo (e a Galiza), embora não gostem muito de serem “espanhóis”, ainda não fazem parte “deste país”!…
      .
      De qualquer modo, quem usa argumentos como “só neste país”, além da estupidez e ignorância, mostra que, normalmente,. nem se dão ao trabalho de ler as noticias que comentam…

RESPONDER

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …