V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

(dr) Vitória SC

Francisco Ribeiro, jogador contratado ao FC Porto

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação.

Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de Guimarães vindos do FC Porto, por 4 milhões e 11 milhões de euros respetivamente. A divulgação dos valores envolvidos nos negócios realizados no último mercado de transferências apanhou tudo e todos de surpresa.

‘Rafa’ Pereira, como é conhecido, é um médio de 20 anos e assinou um contrato válido até 2024. Esta temporada já participou em dois jogos pelo Vitória SC na Liga 3.

Francisco Ribeiro, de apenas 18 anos, também assinou um contrato válido até 2024. O médio ingressou na equipa sub-23 dos vimaranenses.

Os valores dos negócios foram revelados pelo jornal Record, que teve acesso ao Relatório e Contas 2020/21 da SAD vitoriana.

Em sentido contrário, dois jovens minhotos transferiram-se para o FC Porto no último mercado de transferências: Romain Correia, central de 22 anos, e João Mendes, lateral-esquerdo de 21 anos. Os valores envolvidos são ainda desconhecidos, mas poderão ser semelhantes.

“A confirmar-se, estas negociatas entre Vitória SC e FC Porto terão de ser devidamente investigadas. E somam-se a outras transações dúbias ocorridas em anos anteriores, inclusivamente com intermediações não declaradas à FPF, em que intervieram agentes muito próximos do FC Porto”, escreveu Rui Pinto no Twitter.

Convidado a falar sobre os negócios, Paulo Reis Mourão, professor do Departamento de Economia da Universidade do Minho, argumentou que não parece haver irregularidades.

“Dá a entender que há uma troca ao jeito de ‘toma lá dá cá’, em que não há ganhos nem perdas financeiras, quer de um lado, quer do outro. Também mostra que há uma relação estratégica entre as sociedades. Creio que estes negócios podem ser assim interpretados”, explicou o professor universitário.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …