Evitar contacto físico e transportes. ACT lança guia para regresso ao trabalho

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) lançou um conjunto de recomendações para o regresso ao trabalho que devem ser seguidas tanto por trabalhadores como por empregadores.

Este guia para o regresso ao trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho é explicado, ponto por ponto, pelo jornal online Observador, que começa por avançar que as pessoas não devem regressar ao seu local de trabalho se tiverem “algum sintoma associado à covid-19”, ou se mantiveram “contacto próximo com casos confirmados ou suspeitos”.

Os trabalhadores só devem voltar depois de confirmarem “que não existe risco para si nem para os outros”, devendo para isso contactar sempre a Linha SNS 24.

No caso das pessoas que pertencem aos grupos de risco, estas devem, preferencialmente, “realizar as suas tarefas remotamente”, em regime de teletrabalho”.

O regresso dos trabalhadores “deve ser faseado, avaliando se é possível optar pelo teletrabalho”, avança o jornal online, acrescentando que, o “empregador deve minimizar os riscos físicos e psicossociais para os trabalhadores” que estão nesse regime.

No local de trabalho, deve ser assegurado “o planeamento, monitorização e reforço da informação sobre as medidas de prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores”.

Devem ser também fornecidos “água e sabão ou desinfetante para as mãos”, “assegurar uma boa ventilação e limpeza dos locais de trabalho” e tentar sempre “reduzir os contactos entre trabalhadores e entre trabalhadores e clientes e/ou fornecedores”.

Nas deslocações de e para o trabalho, “deve evitar-se sempre que possível o ajuntamento de pessoas, nomeadamente nos transportes coletivos e no acesso aos locais de trabalho”. As viagens de trabalho e trabalho prestado em veículos devem ser “objeto de especiais precauções”.

Portugal encontra-se, atualmente, em situação de calamidade devido à pandemia de covid-19, depois de ter estado em três períodos consecutivos em estado de emergência que vigoraram desde 18 de março. O plano de transição para a reabertura da economia tem três fases, designadamente a 4 de maio, 18 de maio e 1 de junho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Bélgica, há um homem que recebe pizzas que não encomendou há uma década (e nem a polícia sabe porquê)

Jean Van Landeghen, um belgo de 65 anos, já não pode ouvir falar em pizza. Há nove anos que o homem recebe pizzas que não encomendou - e nem a polícia consegue desvendar este mistério. Jean …

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …