//

Guerra dos Tronos é a série preferida para esconder vírus

(dr) HBO

Daenerys Targaryen, personagem interpretada por Emilia Clarke na série Game of Thrones

Episódios pirateados das séries A Guerra dos Tronos, Arrow e The Walking Dead são os preferidos dos cibercriminosos para esconder conteúdo malicioso.

Um quinto de todos os ataques vêm em episódios ilegais da série A Guerra dos Tronos, e o primeiro de todos – Winter is Coming – é o que mais vem com vírus acompanhado.

A informação é avançada num relatório da empresa antivírus Kaspersky, que analisa o panorama mundial de pirataria numa altura em que surgem cada vez mais formas de ver televisão legalmente através da Internet, como as plataformas Netflix e HBO, por exemplo.

“Embora a forma de vermos televisão esteja a mudar rapidamente, o conteúdo por si só continua a ter muita procura e os utilizadores optam por todos os meios disponíveis para o obter – incluindo métodos ilegais e pouco éticos como a pirataria”, explicam os especialistas no relatório.

Os dados mais recentes da empresa, referentes a 2017, são conta de que, só nesse ano, a empresa identificou mais de 300 mil milhões de visitas a sites piratas em todo o mundo. É um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior. A maioria vem dos Estados Unidos, seguido da Rússia, e da Índia, adianta o Público.

Para descobrir onde mais se esconde este tipo de conteúdo, a empresa compilou uma lista de 31 séries de televisão, as mais populares em todo o mundo. Ao analisar a amostra, os especialistas descobriram que havia 126.340 casos de pessoas a serem afetadas por vírus nos episódios dessas séries.

Este número corresponde a um terço do ano anterior. Ainda assim, com a temporada final de A Guerra dos Tronos, os especialistas alertam que “é muito provável que exista um aumento na quantidade de conteúdo malicioso disfarçado de novos episódios”.

No ano passado, programas maliciosos escondidos nos episódios da série de fantasia medieval afetaram perto de 30 mil utilizadores, mesmo sem episódios novos a sair.

O diário informa ainda que as ameaças mais frequentes que vêm escondidas nas séries são ficheiros do tipo “not-a-virus” e “not-adware”.

“Ao contrário dos recursos legítimos, os torrents e os arquivos neles hospedados podem conter um arquivo que parece ser um episódio de uma série, mas que é, na verdade, um programa malicioso com um nome semelhante e que tem como objetivo de atacar o utilizador”, notam os autores do relatório.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.