Hard Club. Guerra entre Kalú e sócios deixa Estado com perdas milionárias

Com dívidas de 5,3 milhões de euros, a grande maioria das quais a entidades estatais, o Hard Club do Porto está a tentar evitar a falência num processo que tem no centro uma “guerra accionista” entre o baterista Kalú, dos Xutos e Pontapés, e os seus sócios.

A difícil situação do Hard Club que está a passar por um Processo Especial de Revitalização (PER) para evitar a falência, foi motivada por um conflito entre os quatro accionistas da empresa que gere o espaço de concertos, um dos quais é Kalú, o sócio-gerente.

Esta é a versão avançada pelo Jornal de Negócios que sustenta que “uma guerra accionista conduziu a empresa para um insustentável buraco financeiro” que já levou o Estado a perdoar “milhões para viabilizar o espaço de concertos do Porto com novo investidor”.

Kalú é detentor de 10% do capital do Hard Club, Pedro Pinheiro Lopes tem 45%, José Pedro Pereira e Vítor Hugo Ramos da Costa detêm 22,5% cada um.

O Hard Club acumulou prejuízos em anos sucessivos. A reabilitação do Mercado Ferreira Borges, na zona da Ribeira do Porto, onde se situa o Hard Club, terá contribuído substancialmente para agravar a situação financeira.

A Caixa Geral de Depósitos é o maior credor do Hard Club com dívidas de 2,8 milhões de euros. De resto, 83% das dívidas do espaço são a entidades estatais, nomeadamente à Turismo de Portugal (1,56 milhões de euros), à Segurança Social (13,3 mil euros) e ao Fisco (1.575 euros).

A Câmara do Porto também exige o pagamento de 59,6 mil euros no âmbito da cedência do direito de superfície do Mercado Ferreira Borges que é propriedade da autarquia.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. o estado a “perdoar milhões” a uma empresa que gere um espaço noturno!!! só em Portugal. Se fosse uma textil que desse emprego a 1/2 duzias de trabalhadores a receber o salário minimo o estado já tinha fechado tudo e vendido ao desbarato…

RESPONDER

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …