MEO, Vodafone e NOS pedem 24 meses para manter romena fora do Metro de Lisboa: “são obrigados a partilhar a rede, mas nada diz que tem de ser logo”. Metro diz que não há espaço para infraestrutura própria da Digi.
Dependente da infraestrutura das operadoras rivais — Altice, Vodafone e NOS — a Digi tem de negociar o acesso, mas, com apenas um mês de vida no mercado português, já enfrenta resistência das três grandes, não só nas casas portuguesas, como no Metro de Lisboa.
As operadoras alegam necessidade de adaptações técnicas no Metro da capital que poderão levar até dois anos a resolver.
Atualmente, a Digi oferece cobertura 2G e 4G a 93% da população, enquanto 40% tem acesso à rede 5G, sobretudo em zonas urbanas. Mas a ausência de serviço no Metro é uma limitação que muitos têm em conta. A condicionante afeta principalmente as linhas mais antigas do Metro de Lisboa; já na Linha Vermelha, mais recente, o problema está resolvido devido a uma infraestrutura já preparada para partilha, avança a presidente da Anacom, citada pelo Jornal de Negócios esta sexta-feira.
Segundo Sandra Maximiano, as operadoras são obrigadas a permitir o acesso, mas não há prazos definidos para a sua implementação. “Os operadores são obrigados a partilhar a rede, mas nada diz que tem de ser logo“, sublinha.
A Anacom já solicitou ao Metro de Lisboa que avalie a razoabilidade do prazo de 24 meses exigido pelas operadoras para partilhar a rede com a Digi. A responsável considera esse período excessivo e sugere que podem existir outras motivações para o atraso. “E que prazo é esse? “Estão a pedir 24 meses. É muito tempo!”, atirou Maximiano.
Para mitigar estas dificuldades, a Digi já pondera criar uma infraestrutura própria no Metro. No entanto, “o Metro diz que há falta de espaço, mas principalmente é uma questão de segurança”.
Mal chegaram a Portugal, a 4 de novembro, os preços competitivos da Digi começaram a pressionar os operadores estabelecidos, mas o impacto foi mais notável nas marcas low-cost das gigantes, como UZO (Meo/Altice), Amigo (Vodafone) e WOO (Nos), que expandiram as suas ofertas e baixaram preços ao nível da nova Digi.
Metam vaselina. Doi menos.
As forças do costume, a máfia dos cartéis Portugueses a cumprir o seu papel. Uma luvinha ali e afinal já não dá para instalar mais antenas, lol. Continuem assim, QQ dia tem zero clientes.
Os chulos tudo fazem para não largar a teta…
Por essas e outras é que essas operadoras vão perder muitos clientes, estão mal habituados! Praticavam e continuam a praticar preços absurdamente elevados, apareceu a DIGI para bem dos consumidores e os três mosqueteiros (MEO, NOS, VODAFONE) estão vergonhosamente a tentar dificultar a vida à DIGI, por isso mesmo e por estar farto dessas 3 , que já fui cliente dessas 3 ! Por essas e outras vou mudar tudo , tanto no móvel como em casa com TV, e Net fixa para a DIGI! Já não tenho nenhuma fidelização com nenhuma dessas redes, por isso vou mudar mesmo tudo, não me interessa se faltam alguns canais de TV ou se não vai haver rede da DIGI no metro, mesmo que ainda não esteja tudo a funcionar bem na DIGI estou mesmo decidido a mudar tudo para a DIGI, a DIGI a breve prazo será a rede operadora número 1 em Portugal, FORÇA DIGI!!!
O mesmo comigo. Estou mudando tudo quanto a serviços de opetadores de internet, TV, dados e telefone, para a DIGI.
A Anacom tem poder para obrigar os 3 vermes das comunicações a partilhar o espaço e recursos cedidos pelo metro a também serem usados pela DIGI, pagando claro, a sua respectiva quota parte dos custos do investimento efetuafo, e não um custo cobrado e típicos dessas 3 empresas extrativistas cartelizadas à luz de todos, e à e durante décadas a f*d€r€m os portugueses indo aos seus bolsos..
O governo não diz nem faz nada para por termo a essa falta de vergonha? Claro que tanto o PS quanto o PSD e CDS já estiveram tempo mais do que suficiente no poder, no passado, e nada fizeram, no interesse dos portugueses.
Quando essa falta de vergonha termina?
Efetivamente. Se não diz, não tem de se logo!
Talvez estejam a tentar chegar a um acordo para o século XXII.
É ótimo porque é mais ou menos quando eu penso voltar a assinar o meu próximo contrato com MEO…
Até lá estou ressacado!
Entretanto, é provável que nessa época Anacom já não exista. Por se ter provado reiteradamente que não tinha qualquer capacidade para defender os interesses dos consumidores…!
Daqui a dois anos, quando o meu contrato com NOS acabar, espero que Digi esteja totalmente funcional
E não há cartel imaginem se houvesse. Eu como cidadão português contribuinte exijo ser trado de forma igual no metro ou em qualquer parte do país seja DIGI ou outro qualquer.