Guerra comercial entre China e EUA já envolve armamentos reais

Thomas Peter / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente da China, Xi Jinping

A ameaça de sanções por parte dos EUA obriga Pequim a mostrar a Washington o seu poderio militar, afirmou o analista militar Minnie Chan em entrevista à edição chinesa South China Morning Post.

Devido ao recente elevar de tensões provado pela guerra comercial entre a China e os EUA, na quinta-feira, a China iniciou manobras navais de grande escala em resposta aos exercícios militares de três porta-aviões da Frota dos EUA, planeados para esta região.

No total, mais de 40 navios das Frotas do Norte, do Leste e do Sul participaram nas manobras chinesas.

De acordo com as declarações do especialista militar Minnie Chan ao South China Morning Post, os treinos mostram a determinação do país asiático em defender os seus interesses económicos.

No entanto, um outro analista militar, Zhou Chenming, citado pelo mesmo jornal, considera que “a China quer demonstrar ao mundo o seu compromisso com a defesa dos resultados das reformas económicas alcançadas nos últimos 40 anos”.

O mesmo especialista ressaltou também que “para os EUA, bem como para a China, o poderio militar é uma das ferramentas do governo para defender os interesses nacionais”.

No dia 3 de abril, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) anunciou que aplicaria tarifas sobre as importações de 1,3 mil produtos chineses, num valor total de 50 mil milhões de dólares – o que equivale a cerca de 40 mil milhões de euros.

Dois dias depois, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou estar disposto a aumentar as tarifas até 100 mil milhões de dólares, o equivalente a 81 mil milhões de euros. Por sua vez, o Ministério do Comércio da China anunciou a introdução de tarifas aduaneiras contra 128 produtos provenientes dos EUA.

Quando os EUA anunciaram a imposição de tarifas sobre produtos chineses, disseram que a União Europeia ficava fora da guerra comercial, ainda que apenas com caráter “temporário”.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …

Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção. Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger …