Guerra ao uso do “burkini” acentua-se nas praias de França

O presidente da Câmara de Sisco, na ilha da Córsega, proibiu a utilização do “burkini”, um traje de banho islâmico, nas praias do concelho – à semelhança dos municípios Villeneuve-Loubet e Cannes, no sul de França.

A decisão dos autarcas surgiu após um incidente, que ocorreu no sábado, quando um grupo de turistas tentou fotografar mulheres de “burkini”, na praia de Sisco.

Os conflitos entre os jovens da ilha e as famílias de origem estrangeira causaram cinco feridos, inclusive uma mulher grávida, e três carros foram incendiados.

Ange-Pierre Vivoni, presidente da Câmara de Sisco, afirmou que a decisão não foi tomada “contra a religião muçulmana, mas para evitar que o fundamentalismo se propague”.

“Não sou racista, quero proteger a população da minha região, nomeadamente a população muçulmana, porque penso que são as primeiras vítimas destas provocações extremistas”, disse.

O autarca sublinhou ainda que está preparado para defender a sua decisão “com unhas e dentes“.

Segundo o Nice Matin, três mulheres – de 29, 32 e 57 anos – foram já obrigadas pagar 38 euros de multa pelo uso do “burkini” nas praias de Cannes.

Outras seis mulheres que tomavam banho “demasiado cobertas” receberam advertências, mas optaram por abandonar a praia ou mudar de traje, segundo disse ao jornal o chefe da polícia municipal, Yves Daros.

As autoridades locais justificam que a proibição do “burkini” é uma questão de segurança, considerando que o fato de banho muçulmano demonstra “a pertença a uma religião, numa altura em que a França e os seus locais de culto religioso são alvos de ataques terroristas, [o que] pode provocar distúrbios da ordem pública”.

Num artigo do Huffington Post, a escritora Ikram Ben Aissa afirmou que as decisões dos autarcas franceses sugerem que “as mulheres muçulmanas que escolhem usar o véu e cobrir os seus corpos são símbolos de grupos extremistas como o Estado Islâmico, e, portanto, são inimigas da França.”

“Não é tolerável aceitar a ideia de que usar um véu e decidir mostrar o que queremos do nosso corpo é uma prova de fanatismo“, sublinhou.

Em 2010, a França introduziu a proibição do uso em locais públicos do nicabe (que cobre todo o corpo e deixa de fora apenas os olhos) e da burca (roupa que cobre a mulher da cabeça aos pés).

BZR, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Até porque nas casas (entenda-se países) deles, ai de quem não seja igual a eles! Prisão, chicotadas e humilhação pública.

  1. Na praia não podemos andar vestidos e bem protegidos do Sol, com chapéu, óculos, t-shirts? Se admitimos o nudismo e o topless nas praias porque não admitir outras formas de “ir a banhos”? Perdemos tempo com formas diversas de outro fundamentalismo.

    • Pois é mas, a questão não é bem essa. A questão é que, se nós formos ao país desta gente temos que respeitar as regras deles, ou seja, se lá, eu como homem tiver de vestir fato comprido pra ir a banhos e a minha mulher tiver de vestir burka para o mesmo efeito, nós respeitamos e fazemo-lo, logo, se eles vêm cá e nós temos outros hábitos, eles só têm é que respeitar. Não gostam? Temos pena. Não venham.

  2. Ó Tretas. Por essa ordem de ideias então também devíamos começar a cortar-lhes as cabeças e a atirá-los do topo dos prédios. Querem mandar um mergulho vestidos? Mandem. Há ou não há liberdade? Somos ou não diferentes e tolerantes? Ou isto da liberdade de expressão só se usa quando nos dá jeito?

  3. Que disparate. Agora as pessoas não podem vestir-se como querem!
    E já vi nas nossas praias muita gente mais vestida que essa sra. Há pessoas alérgicas ao sol e têm que estar todas tapadas, mas gostam de praia. Vamos proibir de ir à praia??!!

RESPONDER

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …

Paulo Pedroso deixou de ser militante do PS antes das eleições

O ex-ministro e antigo porta-voz do PS, Paulo Pedroso, disse esta segunda-feira à agência Lusa que deixou de ser militante do Partido Socialista antes das eleições legislativas de outubro, sem querer avançar as razões da …

Descoberto o aparelho digestivo fossilizado mais antigo já conhecido

Cientistas descobriram fósseis com 550 milhões de anos, no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, que podem ter os aparelhos digestivos mais antigos já conhecidos. Entre cerca de 580 e 540 milhões de anos atrás, no …

Dois fetos encontrados sem vida em Espinho

Dois fetos foram encontrados esta segunda-feira sem vida em Espinho, adiantaram fontes da PSP à agência Lusa. Uma fonte da PSP de Aveiro avançou ter recebido às 12:22 um alerta para a existência de um …

Infarmed recomenda suspensão de medicamento devido a risco de cancro de pele

O Infarmed recomendou aos profissionais de saúde que deixem de prescrever Picato, um tratamento cutâneo de queratose atínica não-hiperqueratósica e não-hipertrófica, e aos doentes que não o usem. O gel, cuja substância ativa é o mebutato …

Três mísseis caem junto a embaixada dos EUA em Bagdade

Três projéteis caíram na noite de segunda-feira na designada '"zona verde" da capital iraquiana, perto da embaixada dos EUA, indicaram à AFP fontes dos serviços de segurança, que não mencionaram a existência de vítimas. A informação …

Estudo sugere que modernização reduz importância da religião na felicidade das pessoas

Em países mais desenvolvidos e em que há uma maior perceção de liberdade, a religião desempenha um papel menos importante na felicidade das pessoas. Um novo estudo sugere que em países em que a felicidade das …

Estrelas K são os melhores lugares para procurar vida

Na busca por vida para lá da Terra, os astrónomos procuram planetas na "zona habitável" de uma estrela onde as temperaturas são ideais para que a água líquida exista à superfície de um planeta. Uma ideia …