/

Guatemala ordena evacuação de áreas próximas do Vulcão de Fogo

Esteban Biba / EPA

O Vulcão de Fogo começou a derramar lava na madrugada desta segunda-feira

As autoridades da Guatemala ordenaram esta segunda-feira a retirada da população de pelo menos oito comunidades do país, devido à quinta erupção do Vulcão de Fogo registada este ano.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, situa-se nas regiões de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 quilómetros a oeste da capital da Guatemala. O ordem da retirada ocorre após se observar um aumento na atividade e na intensidade de erupções na área.

O porta-voz do Coordenador Nacional para Redução de Desastres, David de Leon, disse que a população de pelo menos oito comunidades deve retirar-se e procurar estabelecer-se em áreas mais seguras. De acordo com o Independent, a ordem de evacuação não é obrigatória e afeta cerca de 2.000 mil pessoas.

A 3 de junho, o Vulcão de Fogo registou uma das erupções mais fortes da sua história, afetando quase dois milhões de pessoas. De acordo com o último balanço das autoridades, pelo menos 194 pessoas morreram e outras centenas ainda estão desaparecidas.

Em sentido oposto às autoridades, um grupo de voluntários que regatou vítimas nesta violenta erupção, apontou para pelo menos 2.900 vítimas mortais, um número muito superior dos quase 200 admitidos pelas autoridades.

Este pequeno país da América Central situa-se no “anel de fogo do Pacífico”, uma zona que concentra cerca de 90% da atividade sísmica terrestre. O Vulcão de Fogo é um dos mais ativos da América Central.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.