Guarda prisional de 32 anos morre baleada durante formação de tiro

Carla Amorim / Facebook

Carla Amorim terá sido acidentalmente baleada por um formador

Uma guarda prisional morreu na carreira de tiro da cadeia de Paços de Ferreira, aparentemente atingida por uma bala de calibre 9mm, na terça-feira de manhã. Estava em formação de tiro.

Segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Carla Amorim, guarda do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, estava a realizar a ação de formação anual na carreira de tiro quando o acidente com a arma de fogo aconteceu.

“Durante a ação de formação, um dos formadores presentes atingiu, inadvertidamente com um projétil no peito, uma guarda do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo que se encontrava a receber formação”, lê-se na nota da DGRSP, citada pelo DN.

O alerta de socorro foi dado pelas 11h06. Quando a equipa do INEM chegou, a vítima “estava em paragem cardiorrespiratória“, tendo sido verificado o óbito no local às 12h28, após manobras de reanimação.

O caso foi reportado à Polícia Judiciária pela GNR e “estão a decorrer internamente as diligências para apurar as causas deste acidente”. Foi também “ordenada a abertura de inquérito a cargo do inspetor coordenador do Serviço de Auditoria e Inspeção (Norte) desta Direção Geral e que é magistrado do Ministério Público”.

A guarda prisional, natural de Mesão Frio, vivia em Baião e era guarda prisional desde 2012. A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais Direção Geral “lamenta profundamente o ocorrido e apresenta sentidas condolências à família do elemento do corpo da guarda prisional vitima deste infeliz acidente”.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Acho tragicamente “graça” a estas palhaçadas. Tive licença de uso e porte de arma de caça durante anos, e sujeitar-me a um sistema draconiano de controlo, “a bem da segurança pública” e o que se vê?
    – As forças de segurança ou perdem/roubam armamento ou matam-se uns aos outros.

    Patético é pouco.
    É o que dá quando se é governado por “juristas”.

  2. Por experiência de carreira de tiro, sei dos cuidados que as mesmas envolvem, mesmo quando de avaria de arma, não podendo a mesma sair da direcção do alvo até chegada do director de tiro e responsável e a arma estar totalmente desactivada e sem munições.
    A pergunta que se põe é: como é possível semelhante situação acontecer???
    Bem hajam todos e que se esclareça de vez este infeliz acontecimento.

  3. É como a expressão “Acidentes só acontecem a quem conduz”. Acontecem aos elementos das forças da ordem porque a arma é uma ferramenta de trabalho que utilizam todos os dias. Ainda bem que acontecem muitos poucos acidentes. Lamentável ter acontecido a esta jovem.

  4. Os meus pêsames a toda família por esta perda e muita força para superar este momento.
    Tambem cometo erros, mas uma coisa é certa! sempre ouvi dizer que nunca se deve apontar uma arma a ninguem mesmo descarregada.

  5. Eu tive 6 anos de serviço militar na A.P., quer em Terra ou no Mar e uma das Disciplina Rigorosa que havia, NUNCA APONTAR UMA ARMA A NINGUÉM, só em casos muito especiais de extrema violência.
    Os meus pesamos sinceros a família desta JOVEM.

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …