Guarda prisional de 32 anos morre baleada durante formação de tiro

Carla Amorim / Facebook

Carla Amorim terá sido acidentalmente baleada por um formador

Uma guarda prisional morreu na carreira de tiro da cadeia de Paços de Ferreira, aparentemente atingida por uma bala de calibre 9mm, na terça-feira de manhã. Estava em formação de tiro.

Segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Carla Amorim, guarda do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, estava a realizar a ação de formação anual na carreira de tiro quando o acidente com a arma de fogo aconteceu.

“Durante a ação de formação, um dos formadores presentes atingiu, inadvertidamente com um projétil no peito, uma guarda do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo que se encontrava a receber formação”, lê-se na nota da DGRSP, citada pelo DN.

O alerta de socorro foi dado pelas 11h06. Quando a equipa do INEM chegou, a vítima “estava em paragem cardiorrespiratória“, tendo sido verificado o óbito no local às 12h28, após manobras de reanimação.

O caso foi reportado à Polícia Judiciária pela GNR e “estão a decorrer internamente as diligências para apurar as causas deste acidente”. Foi também “ordenada a abertura de inquérito a cargo do inspetor coordenador do Serviço de Auditoria e Inspeção (Norte) desta Direção Geral e que é magistrado do Ministério Público”.

A guarda prisional, natural de Mesão Frio, vivia em Baião e era guarda prisional desde 2012. A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais Direção Geral “lamenta profundamente o ocorrido e apresenta sentidas condolências à família do elemento do corpo da guarda prisional vitima deste infeliz acidente”.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Acho tragicamente “graça” a estas palhaçadas. Tive licença de uso e porte de arma de caça durante anos, e sujeitar-me a um sistema draconiano de controlo, “a bem da segurança pública” e o que se vê?
    – As forças de segurança ou perdem/roubam armamento ou matam-se uns aos outros.

    Patético é pouco.
    É o que dá quando se é governado por “juristas”.

  2. Por experiência de carreira de tiro, sei dos cuidados que as mesmas envolvem, mesmo quando de avaria de arma, não podendo a mesma sair da direcção do alvo até chegada do director de tiro e responsável e a arma estar totalmente desactivada e sem munições.
    A pergunta que se põe é: como é possível semelhante situação acontecer???
    Bem hajam todos e que se esclareça de vez este infeliz acontecimento.

  3. É como a expressão “Acidentes só acontecem a quem conduz”. Acontecem aos elementos das forças da ordem porque a arma é uma ferramenta de trabalho que utilizam todos os dias. Ainda bem que acontecem muitos poucos acidentes. Lamentável ter acontecido a esta jovem.

  4. Os meus pêsames a toda família por esta perda e muita força para superar este momento.
    Tambem cometo erros, mas uma coisa é certa! sempre ouvi dizer que nunca se deve apontar uma arma a ninguem mesmo descarregada.

  5. Eu tive 6 anos de serviço militar na A.P., quer em Terra ou no Mar e uma das Disciplina Rigorosa que havia, NUNCA APONTAR UMA ARMA A NINGUÉM, só em casos muito especiais de extrema violência.
    Os meus pesamos sinceros a família desta JOVEM.

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …