Gruta de Altamira abre pela primeira vez desde 2002

A gruta de Altamira, no norte de Espanha, que abriga algumas das pinturas rupestres mais preciosas da Europa, será, pela primeira vez em 12 anos, ‘entreaberta’ ao público a partir de quinta-feira para uma série de visitas experimentais.

A gruta, situada em Santillana del Mar, na Cantábria, foi encerrada em 2002, após a descoberta de micro-organismos que estavam a deteriorar as suas coloridas pinturas pré-históricas.

Em janeiro, a fundação que gere o local decidiu a sua reabertura a título experimental, limitada a um grupo de cinco pessoas por semana e pelo período de 37 minutos, até ao mês de agosto.

Uma avaliação do impacto desta presença humana nas pinturas será então efetuada.

Na quinta-feira, um primeiro grupo de cinco pessoas, escolhidas de forma aleatória de entre os visitantes do museu vizinho fará a visita, anunciou hoje o ministério da Cultura espanhol.

No total, até agosto, 192 visitantes participarão neste programa.

Antes de cada visita, os participantes serão informados das regras a respeitar e deverão vestir “batas, toucas e máscaras, bem como sapatos especiais”, indicou o ministério em comunicado.

Durante as visitas, serão realizados controlos da “temperatura do ar e da rocha, da humidade do ar, da contaminação microbiológica, da infiltração de água e do nível de dióxido de carbono”, acrescentou o ministério.

A gruta de Altamira, descoberta em 1868 e que foi habitada há entre 35.000 e 13.000 anos, contém um dos maiores conjuntos de pinturas da pré-história, que se estende ao longo de mais de 270 metros.

A parte mais célebre é a grande sala com bisontes, pintada há pelo menos 14.000 anos: pode-se aí admirar bisontes vermelhos e amarelos, mas também cavalos, veados, humanos com cabeça de animais e símbolos misteriosos.

Desde o seu encerramento, em setembro de 2002, os visitantes tiveram de se contentar com uma réplica exata da gruta, reconstituída nas proximidades.

Nos últimos dez anos, apenas cientistas puderam aceder à gruta.

Antes do encerramento, sob recomendação do Conselho Superior das Investigações Científicas (CSIC), o local tinha sido uma primeira vez interditado ao público em 1977, antes de reabrir em 1982 com um regime de visitas limitadas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …