Grupo Wagner terá decapitado e exposto cabeças de soldados ucranianos

5

Atef Safadi / EPA

Combatentes do infame Grupo Wagner terão decapitado e exposto cabeças de soldados ucranianos em Bakhmut.

Há novos relatos de crimes de guerra em Bakhmut, que tem sido o principal centro de disputa entre Ucrânia e Rússia. O centro norte-americano Institute for the Study of War (ISW) avança que há suspeitas de que mercenários do Grupo Wagner tenham decapitado e exposto cabeças de soldados ucranianos.

Tem circulado nas redes sociais russas uma imagem que supostamente retrata a cabeça de um militar ucraniano numa estaca em Bakhmut. Incidentes semelhantes já terão acontecido em Popasna, onde o Grupo Wagner esteve no ano passado

A Convenção de Genebra proíbe a mutilação e espoliação de cadáveres durante a guerra, pelo que, a confirmar-se os relatos, este é mais um crime de guerra praticado por combatentes do lado russo na Ucrânia.

Na semana passada, o líder do Grupo Wagner reivindicou a tomada de Bakhmut, ao afirmar que o prédio administrativo da cidade estava sob controlo de Moscovo.

“Do ponto de vista legal, Bakhmut foi tomada. O inimigo está concentrado nas áreas ocidentais”, disse Yevgeny Prigozhin no seu canal no Telegram. No vídeo que acompanhou a publicação, é possível ver Prigozhin a hastear a bandeira russa na câmara municipal da cidade ucraniana.

Algumas horas antes, a defesa ucraniana tinha afirmado o contrário: “o inimigo não deteve o assalto a Bakhmut. No entanto, os defensores ucranianos mantêm corajosamente a cidade, repelindo numerosos ataques inimigos”, disse o estado-maior ucraniano através do Facebook.

O Grupo Wagner também já tinha chocado ao partilhar vídeos de execuções à marretada de desertores. O mais recente foi em fevereiro deste ano, embora em novembro passado, o grupo paramilitar já tivesse divulgado um vídeo onde era possível ver Yevgeny Nuzhin, soldado russo que se entregou às tropas ucranianas, a ser assassinado por via de uma marreta que lhe esmaga a cabeça.

A organização liderada por Yevgeny Prigozhin já admitiu também ter recrutado prisioneiros russos para combater na Ucrânia, embora entretanto tenha anunciado que parou de o fazer.

ZAP //

5 Comments

    • É crime de guerra e responderão por tal. Assim foi na segunda guerra mundial e assim será nesta. Pode demorar alguns anos. Mas vão à justiça e pagarão pelo que estão a fazer. Os outros nazis também pensavam que ficavam impunes. Nos julgamentos já negavam as suas ideologias. Isto é tudo gente forte mas quando está em superioridade ou quando tem o poder. Depois… são uns fraquitos que tremem por todos os lados.

    • Quem raio faz um comentario assim, rendam ou fiquem em casa? Estas pessoas estão a defender o seu pais de uma invasão barbara. Mesmo para um comunista português, que defendem esta matança é descer baixo demais, fazer tais comentarios perante uma noticia assim. Cada vez esta gente me mete mais nojo, hipócritas ao mais alto grau, de andam por aqui pregando democracia, valores e direitos para trabalhadores e pessoas e depois defendem coisas como esta e regimes como a Russia, Bielorussia, Venezuela, Cuba e Coreia do Norte. Não existe qualificação para gente assim, e só mesmo idiotas ou pessoas pouco informadas votam em gente assim

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.