Grupo de elefantes foge e causa rasto de destruição de 500 quilómetros na China

Um grupo de 15 elefantes causou um rasto de destruição no sudoeste da China. A manada selvagem destruiu celeiros e campos de cultivo depois de ter fugido de uma reserva natural. 

Segundo o The Guardian, uma manada de 15 elefantes originou o caos no sudoeste da China. Os animais comeram campos inteiros de milho e esmagaram inúmeros celeiros, depois de terem escapado de uma reserva natural em abril.

Na semana passada, os elefantes também esvaziaram um tanque de água e atormentaram os moradores preocupados com as suas plantações, referiu a emissora estadual CCTV.

https://twitter.com/CCTVAsiaPacific/status/1399719886193139712

Para já, ainda não está claro por que razão os elefantes asiáticos selvagens – uma espécie protegida na China – se afastaram da reserva natural nacional de Xishuangbanna, na província de Yunnan.

Contudo, desde abril, os animais têm andado à solta e já percorreram cerca de 500 quilómetros, o que levou a que centenas de pessoas fossem mobilizadas para garantir a segurança pública.

Na terça-feira, as autoridades de Yunnan revelaram que o rebanho estava a 20 quilómetros da capital da província de Kunming, onde vivem milhões de pessoas.

Desde meados de abril, os elefantes já destruíram cerca de 56 hectares de campos, causando perdas estimadas de 6,8 milhões de yuans (878 mil euros), disse a CCTV.

A população de elefantes selvagens em Yunnan é estimada como estando na casa dos 300, ao passo que na década de 1980 não chegavam aos 200.

No entanto, ultimamente tem havido mais relatos destes animais vaguearem pelas aldeias e a prejudicar as colheitas nos últimos anos, com as plantas que normalmente comem a serem gradualmente substituídas por variedades não comestíveis no meio da expansão da floresta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco. Portugal não está em condições de …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …