A Krause House é uma organização de fanáticos por criptomoedas que está a tentar angariar dinheiro através de tokens para comprar uma equipa da NBA, a principal liga de basquetebol norte-americana.
O fundador, Flex Chapman — pseudónimo usado no mundo das criptomoedas —, idealiza uma equipa onde os adeptos têm voz em tudo, desde o aspeto dos equipamentos até aos reforços que a equipa contrata. A ideia é simples: comprar uma equipa da NBA através de criptomoedas.
“É a mais pura forma de uma situação benéfica para todos que uma liga como a NBA pode ter, que tem tanto poder e fez todas as coisas certas”, disse Chapman, citado pela Business Insider. “Esta é a maneira de subir de nível onde as pessoas podem verdadeiramente participar na liga que amaram durante décadas”.
Em vez de ser um bilionário árabe a deter o clube, como em alguns casos, a Krause House quer que os seus 1.200 membros giram a equipa em conjunto.
Os membros compram a sua adesão ao grupo através de tokens, recebendo depois o poder de voto de acordo com a percentagem que detêm. Embora Chapman não tenha revelado nomes de membros do seu grupo, sugeriu que inclui antigos jogadores e agentes da NBA.
A Krause House ainda não lançou o seu token, mas deverá estar à venda na próxima sexta-feira.
Organizações autónomas descentralizadas, mais conhecidas pelo acrónimo em inglês DAO, estão a tomar o mundo por assalto. A ConstitutionDAO está a tentar comprar a Constituição dos Estados Unidos, por exemplo, enquanto a PleasrDAO comprou um álbum não lançado dos Wu-Tang Clan.
No futebol já há casos remotamente semelhantes de equipas geridas por adeptos. Em França, o Avant Garde Caennaise tinha uma aplicação que permitia aos seus 2 mil adeptos escolherem não só o onze inicial para os jogos, mas também a tática usada e as substituições feitas durante o jogo.
Este ano, os adeptos do AC Milan também passaram a ter uma voz mais ativa no clube. Recentemente, anunciaram o lançamento da $ACM, uma Fan Token na Socios, uma plataforma que permite aos seus membros escolher nomes de estádios, cores do equipamento, iniciativas solidárias e muito mais.