Greve no Metro do Porto sem serviços mínimos. Há 47 pré-avisos de greve até ao fim do ano

A rede do Metro do Porto regista esta segunda-feira fortes perturbações devido à greve dos condutores das composições. A paralisação, sem serviços mínimos, começou à meia-noite e termina às 6h00 de terça-feira.

Fonte da empresa disse à agência Lusa que “devido à greve dos agentes de condução e não tendo sido decretados serviços mínimos, a rede do Metro do Porto está encerrada em todas as linhas na segunda-feira”.

A paralisação dos condutores afetos à ViaPorto, empresa que tem a concessão da operação da Metro do Porto, foi convocada pelo Sindicato dos Maquinistas. Os profissionais reclamam a redução da carga laboral, a alteração na categoria profissional e mais contratações.

“Nós últimos oito anos, os condutores da Metro do Porto nunca fizeram greve para além das greves gerais. Chegámos ao nosso limite. Aguardámos durante dois anos com boa fé, mas agora já passou muito tempo a aceitar as regras da empresa”, afirmou neste domingo domingo, à Lusa, Rui Pedro Pinto, dirigente no Sindicato dos Maquinistas.

Segundo o sindicalista, há mais de 200 condutores a trabalhar na Metro do Porto e a maioria (90%) é sindicalizada e está preparada para a greve.

Em Vila Nova de Gaia, a paralisação já se faz sentir com estações desertas, mais táxis a circular e autocarros cheios. É este o cenário desta manhã em Gaia, um dos pontos mais requisitados para o acesso ao Porto, em dia de greve do metro.

Filipa Barbosa e Carolina Fraga, alunas de Desporto na Universidade do Porto, moram em Gaia e diariamente fazem o percurso de metro, através da Linha Amarela, até à faculdade que fica no polo da Asprela, junto ao Hospital de São João. Hoje vão apanhar táxi e no regresso a mãe de uma das jovens apanha-as depois do trabalho, contam.

“Já sabia da greve e decidi ir de táxi. É um transtorno porque temos passe e com táxi temos de gastar dinheiro, mas a pé não podíamos ir”, disse Filipa Barbosa à agência Lusa cerca das 07:30. Ao lado Carolina vai fazendo contas à vida. Estima que a corrida de táxi custe ente sete e nove euros.

“Felizmente podemos partilhar os custos e logo temos quem nos vá buscar porque é sempre algo que não contamos e nos sai do orçamento habitual”, disse junto à parada de táxi do El Corte Inglês, em Vila Nova de Gaia.

A rede do Metro do Porto conta com seis linhas, servindo sete concelhos da Área Metropolitana do Porto. Segundo a Metro do Porto, 9.000 pessoas podem ser transportadas por hora em cada linha.

mais duas paralisações previstas no Metro do Porto, em 17 e 31 de dezembro. Em 16 anos de existência, esta é a primeira vez que a operação da Metro do Porto está parada devido a uma greve.

Greves multiplicam-se até ao fim do ano

Até ao final do ano, as greves vão continuar em força. De acordo com o jornal Público, até ao fim de dezembro, há 47 pré-avisos de greves em 11 áreas da administração pública, desde a justiça aos hospitais, passando pela inspeção das pescas.

Segundo o diário, há duas paralisações que podem vir a afetar as férias de Natal e Ano Novo. Um dos sindicatos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteiras, e duas empresas privadas de segurança vão fazer greve no fim do mês, comprometendo as ações de fiscalização nos aeroportos nacionais.

Fonte oficial da ANA, ouvida pelo Público, não quer, para já, comentar as greves anunciadas para os aeroportos por ser ainda muito cedo. Nos últimos meses, foram desconvocadas greves semelhantes dias antes da sua realização. É ainda de salientar que só quando são decretados os serviços mínimos é que é possível fazer uma previsão dos possíveis constrangimentos.

Dados da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, que reúne todos os pré-avisos de greve da função pública, revelam que até fim de dezembro não haverá um único dia sem paralisações previstas, nota ainda o matutino.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …