Lixo na rua, crianças em casa, consultas adiadas: os efeitos da greve começam hoje

4

Mário Cruz / Lusa

Greve nacional da Função Pública vai afectar “todos os sectores” e alterar a vida de milhares de portugueses. Exige-se salários 10% mais elevados.

“Estão todos os sectores abrangidos”, avisa a Frente Comum.

A greve nacional da Função Pública está marcada para esta sexta-feira, dia 18 de Novembro, e vai mexer com a vida de muitos milhares de portugueses.

O Jornal de Notícias avisa que os efeitos vão se notar já na véspera, esta quinta-feira, por causa do lixo que ficará na rua.

Nos locais onde o serviço de recolha de lixo é da responsabilidade da Câmara Municipal (função pública), a greve já vai originar consequências mais logo, a partir das 20h, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa.

Muitas escolas vão ficar fechadas. Dulce Pereira é um exemplo de quem vai fazer greve neste sector. Trabalha numa escola em Matosinhos e justifica a ausência do trabalho: “Tenho 61 anos e ganho tanto como quem entra agora”. A escola deverá fechar.

Muitos transportes escolares e urbanos vão também parar, além de bibliotecas, piscinas e tesourarias de Câmaras Municipais encerradas.

Quem tem consulta hospitalar marcada para amanhã, prepare-se para ver a consulta adiada. A Federação Nacional dos Médicos emitiu um pré-aviso para que possam acompanhar a greve da Administração Pública.

A Frente Comum vai assinalar o início da greve precisamente num hospital, o de São José, em Lisboa, à meia-noite.

Os trabalhadores querem defender os serviços públicos, a valorização das carreiras e o direito à progressão salarial.

A Frente Comum exige uma actualização de 10% dos salários em 2023, com o mínimo de 100 euros por trabalhador (em vez de 2% e 52 euros, respectivamente).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Greve da Função Pública ou a CHANTAGEM SOCIAL. faz greve quem pode, quem tem emprego e salário garantido!! Faz greve quem tem nas mãos o poder de prejudicar os outros.

    • Subscrevo integralmente. “Faz greve quem tem nas mãos o poder de prejudicar os outros” Já chega. Se não estão contentes, procurem outro que lhes dê mais dinheiro.

      • que há muita gente que não se importa de ficar com as condições que têm… é queixar-se de barriguinha cheia…

  2. se ha tanta insatisfação façam como no privado, demitam-se e procurem algo melhor! esta falsa ideia de lutar pelos direitos de todos os trabalhadores devia de ser enterrada de vez. Deixo o desafio, demitam-se em sinal de protesto… isso sim seria benefico para todos e o poder central então iria tomar medidas concretas para evitar que isso voltasse a acontecer no futuro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.