/

Greenpeace aparece em lista de grupos extremistas da polícia britânica

Olivier Hoslet / EPA

A organização ambientalista Greenpeae aparece numa lista de grupos extremistas da polícia britânica, ao lado de símbolos neonazis.

Uma lista da unidade de contraterrorismo da polícia do Reino Unido inclui a Greenpeace como uma organização extremista. O guia inclui ainda grupos e símbolos de extrema-direita e de supremacia branca.

O documento foi revelado esta sexta-feira pelo The Guardian e faz parte do treino destinado a médicos e professores no âmbito da estratégia “Prevent”, elaborada para que possíveis autores de terrorismo sejam identificados e travados.

Segundo o Expresso, o guia apela a que qualquer atividade suspeita relacionada com os grupos seja comunicada através de um portal na Internet pertencente à unidade de contraterrorismo.

A polícia britânica sublinha que este guia tem como objetivo aumentar a capacidade de identificação de símbolos e que há, no documento, uma referência em que se explicita que “nem todos os signos e símbolos incluídos no documento têm interesse para o contraterrorismo”.

“Juntar ativistas ambientais e organizações terroristas no mesmo saco não vai ajudar a combater o terrorismo. Apenas vai manchar a reputação dos polícias dedicados. Como é que podemos ensinar às crianças a devastação causada pela urgência climática ao mesmo tempo que damos a entender que quem a tenta travar é extremista?”, questiona o diretor executivo do Greenpeace no Reino Unido, John Sauven.

A PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) e a Extinction Rebellion (XR) também estão incluídas na lista.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.