Esta terça-feira, a Grécia anunciou que vai tornar a vacinação contra a covid-19 obrigatória para as pessoas com 60 anos ou mais.
Esta é mais uma tentativa do país de controlar uma nova vaga da doença, que está a colocar pressão num sistema de saúde fragilizado.
O governo anunciou que os cidadãos com 60 anos ou mais que não estiverem vacinados até 16 de janeiro terão de pagar uma multa mensal de 100 euros.
“Estamos a concentrar os nossos esforços na proteção dos nossos concidadãos e, por essa razão, a sua vacinação será obrigatória a partir de agora”, disse o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, citado pela Reuters.
Mitsotakis admitiu que esta não foi uma decisão fácil, mas que é necessária para proteger mais de meio milhão de idosos não vacinados.
Na Grécia, cerca de 63% da população grega, de 11 milhões, tem o esquema vacinal completo.
O Syriza, o principal partido da oposição, criticou a medida por ser punitiva e com uma multa demasiado elevada. “Não foi feito em lado nenhum”.
De recordar, que já este mês, quem não estava vacinado foi proibido pelo governo de frequentar o interior de vários locais, como restaurantes, cinemas, museus e ginásio, mesmo apresentando teste negativo.
O país registou um aumento de infeções este mês, com os casos diários a baterem recordes.