Grécia quer criar um “banco bom” e um “banco mau” para recuperar a economia

Olivier Hoslet / EPA

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis

O ministro das Finanças grego apresentou hoje um ‘ecossistema virtuoso’ para a recuperação económica da Grécia, que assenta num banco virtuoso, ‘de desenvolvimento’, valorizando os ativos do Estado, e um ‘mau’, para eliminar os créditos de risco.

Yanis Varoufakis, em artigo distribuído pelo Project Syndicate, que divulga análises e opiniões de várias personalidades, imaginou “uma proposta para a recuperação da Grécia”, lamentando que as discussões intensas entre o país e os seus credores se concentrem no financiamento de curto prazo, sem qualquer “visão” de um desenvolvimento económico durável.

Para o ministro, um economista que entrou na política com a vitória da esquerda nas eleições legislativas gregas de janeiro, esta recuperação “necessita duas novas instituições públicas colaborando com o setor privado e as instituições europeias”.

Em termos mais concretos, Varoufakis especificou: “um banco de desenvolvimento que explore os ativos públicos e um ‘banco mau’ para permitir ao sistema bancário, afetado por créditos de duvidosos, reencontrar uma capacidade de financiamento das empresas rentáveis e viradas para a exportação”.

O banco de desenvolvimento, associado aos financiamentos do Banco Europeu de Investimento e ao plano de investimento apresentado pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, teria por missão frutificar o dinheiro das privatizações em vez de este servir unicamente “para tapar buracos orçamentais”, escreveu o ministro.

Os dividendos deste banco seriam destinados à recuperação das caixas de segurança social e reforma, fortemente impactadas por seis anos de recessão.

Uma nova redução do número destas caixas e a luta contra o trabalho clandestino, “para o qual a brutal desregulação do mercado de trabalho empurrou os trabalhadores”, completariam a recuperação da segurança social grega.

Para evitar a reprodução do “modelo de crescimento pelo endividamento de antes de 2008“, o “frenesim do consumo” encorajado pelos bancos privados e “a aplicação de dinheiros públicos em transações duvidosas”, o banco de desenvolvimento procuraria “selecionar os investimentos produtivos” nos setores considerados mais promissores, como tecnologia, agroalimentar, farmácia e até entretenimento, designadamente atraindo a realização de filmes.

Os bancos libertados dos seus ativos tóxicos recomeçariam a fazer circular liquidez na economia, esperando-se que “o impacto virtuoso” da recuperação permita progressivamente ao ‘banco mau’ realizar lucros, ainda segundo Varoufakis.

Quanto a “cartéis, práticas anticoncorrenciais, profissões fechadas e burocracia, vão descobrir em breve que o governo é o seu pior inimigo”, prometeu o ministro, a concluir o artigo.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Querem um Banco Bom e um Banco Mau….. simples, venham a Portugal…há em saldo, a começar pelo BES e Banco Novo! Ainda damos de quebra os restos do BPN e afins…..

  2. Porquê que não se acaba logo com este modelo económico obsoleto de uma vez por todas?!
    Está mais que visto que um sistema que “sobrevive” com base em dívida e usura NUNCA será bem sucedido. NUNCA!
    O problemas são os grandes banqueiros, não querem largar a mama…

    • Concordo. O problema é que a classe rica ou dominante do mundo perderia as suas regalias… E esses senhores preferem uma destruição total a ter que ser igual aos outros!

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …