Grécia pode pedir extensão do empréstimo, mas não do resgate

thespeakernews / Flickr

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, com Yanni Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, com Yanni Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

O Governo grego analisa a possibilidade de pedir a extensão do financiamento europeu, mas sem que isso envolva uma prorrogação do plano de resgate, anunciou hoje, em Atenas, uma fonte governamental.

A declaração ocorreu 24 horas depois do ultimato feito na segunda-feira pela zona euro à Grécia para que até sexta-feira peça uma extensão do programa de ajuda, imposto desde 2010 e que integra rigorosas medidas de austeridade.

Segundo a televisão pública Nerit, “Atenas vai enviar na quarta-feira uma carta a Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, para pedir uma extensão de seis meses do acordo de financiamento, que poderá ter a forma de um programa intermédio”.

De acordo com a Nerit e outros media gregos, “as autoridades gregas comprometiam-se durante aquele período de seis meses a absterem-se de uma ação unilateral e a trabalharem com os seus parceiros europeus e internacionais” para uma reorganização da economia.

A Grécia e a zona euro tentam desde a semana passada encontrar uma solução para a continuação da ajuda ao país, que termina a 28 de fevereiro.

Numa reunião dos ministros das Finanças da zona euro na segunda-feira em Bruxelas, Atenas não aceitou um texto proposto pelos seus parceiros pedindo-lhe que continue a aplicar o programa de ajuda e as medidas de austeridade que implica.

O Governo de esquerda radical Syriza comprometeu-se a acabar com as medidas de austeridade, que, segundo ele, provocaram “uma crise humanitária” e não ajudam ao relançamento da economia.

O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, anunciou para sexta-feira a votação das primeiras medidas sociais, contrárias ao espírito do programa de ajuda.

A Comissão Europeia, por seu turno, reiterou hoje a vontade de chegar a acordo com a Grécia sobre o programa de assistência ao país, alertando que um recuo nos progressos conseguidos até agora teria um “efeito muito negativo”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …