Na Grécia Antiga, alguns templos teriam rampas para pessoas com deficiência

Wellcome Images / Wikimedia

Reconstrução da fachada do templo de Asclépio, em Epidauro, na Grécia Antiga

Um novo estudo sugere que, na Grécia Antiga, alguns templos tinham rampas para que as pessoas com deficiência, ou com mobilidade reduzida, também pudessem visitar estes locais.

Em declarações ao site Live Science, uma das autoras do estudo, Debby Sneed, da Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, explica que algumas destas rampas datam de antes do século IV A.C. e seriam usadas não só por pessoas com deficiência, mas também com mobilidade reduzida, como é o caso de idosos e grávidas.

Como parte da sua pesquisa, cujo estudo foi agora publicado na revista científica Antiquity, a investigadora analisou os santuários dedicados à cura da Grécia antiga, que eram visitados por pessoas que procuravam tratamentos para problemas de saúde permanentes e temporários. Foi então que percebeu que muitos deles tinham uma coisa em comum: rampas.

“Eu já estava familiarizada com as rampas, mas a maioria dos santuários religiosos (sem serem dedicados à cura) têm apenas uma rampa, talvez duas. Quando olhei para o santuário de cura mais importante da Grécia, o Santuário de Asclépio, em Epidauro, descobri que havia pelo menos onze rampas de pedra permanentes que davam acesso a nove estruturas diferentes”, quando as reformas do local começaram em 370 A.C.

Anteriormente, a teoria mais aceite entre a comunidade científica para explicar estas rampas era que estas facilitavam o transporte de objetos pesados, como os animais que iriam ser sacrificados ou elementos usados durante a sua construção. Mas, para Sneed, “estas explicações não são satisfatórias“.

“Em primeiro lugar, os animais sacrificados raramente iam para os templos: Eram abatidos fora do templo e não havia motivos para serem levados para dentro”, explica.

Depois, acrescenta, os templos tinham dedicatórias aos deuses, mas os edifícios cujas dedicações envolviam materiais pesados (chamados tesouros) nunca tinham rampas, portanto, estas não poderiam ser usadas para esse fim. Por último, os Gregos usavam guindastes e outras talhas durante a sua construção.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que "visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno". Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o …

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …