Grécia alerta turistas para vírus mortal transmissível por picada de mosquito

Pedro Szekely / wikimedia

A Grécia alertou os turistas para o perigo do vírus do Nilo Ocidental (Culex pipiens), que é transmissível por picada de mosquito e pode ser mortal. O vírus já se alastrou até Itália, Roménia, Chipre e Sérvia.

No ano passado, registou-se um número de casos recorde de infeção pelo vírus do Nilo Ocidental. Este ano, o aviso já foi lançado aos turistas para que tomem determinadas precauções, de forma a evitarem a transmissão do vírus, que já se alastrou a outros países europeus. Só no ano passado foram infetadas 316 pessoas, com cerca de 50 a perderem a vida.

“Já houve casos suficientes para saber que esta é agora uma questão de saúde pública”, alertou Danai Pervanidou, que governa o escritório de doenças transmitidas por patógenos e parasitas. De acordo com Pervanidou, o vírus chegou à Grécia através de aves migratórias.

Como tal, a organização nacional de saúde pública, conhecida como Keelpno, recomenda que os visitantes usem mangas compridas, evitem lugares com água estagnada e usem mosquiteiros ou repelentes de mosquitos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, segundo o Russia Today, já tinha alertado os britânicos que pretendessem visitar a Grécia a tomar uma série de “medidas preventivas” para evitar ou minimizar a exposição ao mosquito Culex pipiens, transmissor do vírus do Nilo Ocidental.

Regra geral, de acordo com os Centros dos EUA para Controlo e Prevenção de Doenças, os infetados não apresentam sintomas — com apenas 1% a desenvolverem uma doença grave. No entanto, dos 316 gregos infetados no ano passado, 243 manifestaram sintomas de doença neuroinvasiva, como encefalite, meningite ou paralisia aguda.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o país mediterrânico espera receber 31 milhões de turistas este ano, pelo que estão a ser tomadas medidas para controlar um possível surto do vírus mortal.

“É impossível prever a área de circulação do vírus devido à sua complexa epidemiologia, mas sabemos que ela se deslocou das aldeias e zonas rurais para os grandes centros urbanos, incluindo a região de Ática [nas redondezas de Atenas] e Salónica“, disse Pervanidou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …