Grécia alerta turistas para vírus mortal transmissível por picada de mosquito

Pedro Szekely / wikimedia

A Grécia alertou os turistas para o perigo do vírus do Nilo Ocidental (Culex pipiens), que é transmissível por picada de mosquito e pode ser mortal. O vírus já se alastrou até Itália, Roménia, Chipre e Sérvia.

No ano passado, registou-se um número de casos recorde de infeção pelo vírus do Nilo Ocidental. Este ano, o aviso já foi lançado aos turistas para que tomem determinadas precauções, de forma a evitarem a transmissão do vírus, que já se alastrou a outros países europeus. Só no ano passado foram infetadas 316 pessoas, com cerca de 50 a perderem a vida.

“Já houve casos suficientes para saber que esta é agora uma questão de saúde pública”, alertou Danai Pervanidou, que governa o escritório de doenças transmitidas por patógenos e parasitas. De acordo com Pervanidou, o vírus chegou à Grécia através de aves migratórias.

Como tal, a organização nacional de saúde pública, conhecida como Keelpno, recomenda que os visitantes usem mangas compridas, evitem lugares com água estagnada e usem mosquiteiros ou repelentes de mosquitos.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, segundo o Russia Today, já tinha alertado os britânicos que pretendessem visitar a Grécia a tomar uma série de “medidas preventivas” para evitar ou minimizar a exposição ao mosquito Culex pipiens, transmissor do vírus do Nilo Ocidental.

Regra geral, de acordo com os Centros dos EUA para Controlo e Prevenção de Doenças, os infetados não apresentam sintomas — com apenas 1% a desenvolverem uma doença grave. No entanto, dos 316 gregos infetados no ano passado, 243 manifestaram sintomas de doença neuroinvasiva, como encefalite, meningite ou paralisia aguda.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o país mediterrânico espera receber 31 milhões de turistas este ano, pelo que estão a ser tomadas medidas para controlar um possível surto do vírus mortal.

“É impossível prever a área de circulação do vírus devido à sua complexa epidemiologia, mas sabemos que ela se deslocou das aldeias e zonas rurais para os grandes centros urbanos, incluindo a região de Ática [nas redondezas de Atenas] e Salónica“, disse Pervanidou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …