/

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

(dr) Ash Parton / Maria Guagnin (Palaeodeserts Survey)

As gravuras rupestres descobertas na Arábia Saudita mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos.

Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos e cães. Agora, segundo o El País, umas gravuras rupestres descobertas recentemente na Arábia Saudita mostram uma coisa muito importante: sem estes animais, a sobrevivência do Homem poderia ter sido bem mais complicada (ou impossível).

Estas descobertas no noroeste do país, nos lugares arqueológicos de Shuwaymis e Jubbah, representam um grande avanço porque estão entre as imagens mais antigas de cães, entre oito mil e nove mil anos, e destacam-se, sobretudo, por serem as primeiras que mostram o trabalho conjunto com humanos.

No total, são 350 gravuras, algumas delas em que é possível observar claramente a caça em conjunto, com os cães presos com uma espécie de trela e os homens armados. Relativamente à raça dos animais, poderá tratar-se de uma que ainda existe nos dias de hoje: os cães de Canaã.

“As imagens mostram-nos que os caçadores controlavam os cães e que os utilizavam para as suas estratégias de caça, muito antes de terem domesticado outros animais, como vacas ou cabras. Até agora, não era claro se os cães se sentiam atraídos pelas povoações humanas ou se foram ativamente domesticados”, explica Maria Guagnin, investigadora do Instituto Max Planck, atualmente na Universidade Livre de Berlim, e uma das autoras do estudo publicado no Journal of Anthropological Archaeology.

“A utilização de cães aumenta as possibilidades de caçar e ajuda os humanos a sobreviver, especialmente numa altura em que a comida era escassa e só estava disponível em certos momentos do ano”, acrescenta a investigadora.

Embora assegure que se trata de um momento da História difícil de datar, o investigador da Escola de Arqueologia da Universidade de Oxford, Greger Larson, um dos principais investigadores da origem dos cães, reconhece a importância desta descoberta.

“Parece razoável pensar que são cães e que os humanos caçam com eles. Parece-me mais difícil perceber se se tratam de trelas, no entanto, é certo que trabalham em conjunto”.

“Muito provavelmente tinham uma grande importância para os homens porque estão ligados a trelas. Tudo isto sugere que a sua presença na caça era muito útil e que as presas podiam ser encontradas – e mortas – muito mais facilmente graças aos cães”, diz também Mietje Germonpré, do departamento de paleontologia do Real Instituto Belga de Ciências Naturais.

Por sua vez, Robert Losey, professor de Antropologia da Universidade de Alberta e um dos grandes investigadores da relação entre cães e Homem, assinala que “estas imagens indicam que vivemos próximo dos cães desde há milhares de anos. E que caçámos com cães há muitos anos também. Suspeitava-se disso há muito tempo, mas até agora não se tinha descoberto nenhuma prova arqueológica disso”.

Questionado sobre se estes animais, que são conhecidos como ‘o melhor amigo do homem’, nos ajudaram a sobreviver enquanto espécie, Losey não tem dúvidas.

“Sem dúvida alguma. Em algumas situações, os cães podem aumentar muito as nossas habilidades. Se não tivessem estado connosco, era muito possível que agora não estivéssemos aqui”, conclui.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.