Gravuras antigas mostram que cometa atingiu a Terra e despoletou Idade do Gelo

(dr) Alistair Coombs

A "Pedra do Abutre" em Gobekli Tepe, Turquia.

A “Pedra do Abutre” em Gobekli Tepe, Turquia.

Símbolos antigos esculpidos em pedra, num local arqueológico na Turquia, contam a história de como um cometa, com um impacto devastador, desencadeou uma mini-Era do Gelo na Terra, há mais de 13 mil anos.

Conhecido como “Pedra do Abutre”, este pilar preenchido com gravuras esculpidas sugere que vários fragmentos de um cometa atingiram a Terra por volta de 11.000 a.C..

As gravuras foram descobertas em Gobekli Tepe, um local arqueológico no sul da Turquia, que os especialistas acreditam agora que pode ter sido um antigo observatório.

Os investigadores recorreram a software de computador que foi usado para combinar inscrições de animais – interpretadas como símbolos astronómicos – a padrões de estrelas.

No artigo científico, publicado no jornal Mediterranean Archaeology and Archaeometry, os cientistas sugerem que o desastre ocorreu em 10.950 a.C., já que outras evidências encontradas num núcleo de gelo, na Gronelândia, indicam um impacto aproximadamente no mesmo período. O cataclismo deu início a um clima frio que durou mil anos.

Astrónomos antigos

“Parece que Gobekli Tepe foi, entre outras coisas, um observatório para monitorizar o céu nocturno”, refere o investigador que liderou a pesquisa, Martin Sweatman, da Escola de Engenharia da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em declarações à New Scientist.

“Um dos seus pilares parece ter servido como um memorial para este evento devastador – provavelmente, o pior dia da história desde o final da Idade do Gelo”, acrescenta.

As gravuras parecem ter permanecido como algo importante para Gobekli Tepe durante milénios, indicando um evento que teve um impacto muito sério e duradouro.

Uma série de símbolos na pedra sugerem que as mudanças de longo prazo no eixo de rotação da Terra foram registadas pelos primeiros astrónomos, usando uma forma inicial de escrita.

A descoberta também apoia a teoria de que a Terra experimenta períodos em que impactos de cometas são mais prováveis, devido à órbita do planeta.

2 COMENTÁRIOS

  1. Então estas gravuras também reescrevem a história, que se pensava só ter iniciado na Mesopotâmia em 4000 A.C. pois se se consegue ler esta pedra, é porque existe escrita, e se existe escrita, pertence ao período historia.

RESPONDER

Marcelo "está atento", pede consequências e usará todos os poderes contra fragilidade do Estado

O Presidente da República advertiu esta terça-feira que usará todos os seus poderes contra a fragilidade do Estado que considerou existir face aos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, e defendeu que se justifica …

#MeToo: a hashtag que está a mostrar a magnitude do assédio sexual

Mais de 200 mil pessoas já partilharam a hashtag "Me too" ("eu também" em inglês) para mostrar a magnitude do assédio sexual, um problema que tem feito correr muita tinta nos últimos dias devido às …

Leipzig vs Porto | Dragões sem asas para os alemães

FC Porto somou a sua segunda derrota nesta edição da Liga dos Campeões, ao perder, por 3-2, na deslocação ao terreno do Leipzig, com todos os golos a serem apontados na primeira parte. A equipa …

Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O "ataque KRACKS" pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito.  A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de "ataque …

CDS-PP avança com moção de censura ao Governo

A presidente do CDS-PP anunciou, esta terça-feira, que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo em resultado dos incêndios e devido à falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger …

Cristiano Ronaldo rejeita acordo com fisco espanhol e volta a defender Jorge Mendes

Os advogados de Cristiano Ronaldo defendem que a atribuição ao jogador de uma fraude fiscal no valor 14,7 milhões de euros é "inconsistente" e sem fundamento. O jornal espanhol El Mundo avança a notícia depois de …

Forças da Síria anunciam conquista de Raqa, antiga capital do Daesh

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, anunciaram esta terça-feira que controlam totalmente a cidade de Al Raqa, mas sem confirmar o fim da presença do grupo extremista autodenominado …

Ministério da Saúde falseou tempos de espera nos hospitais

O Ministério da Saúde apagou pedidos antigos para falsear os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A conclusão é de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas. De acordo com esta análise, divulgada …

Linha da EDP causou incêndio de Pedrógão Grande (e um segundo fogo nunca foi registado)

Um novo relatório, encomendado pelo Governo, conclui que o grande incêndio de Pedrógão Grande começou por causa de uma linha de média tensão da EDP que terá entrado em contacto com a vegetação. Essa circunstância …

Governo e sindicatos dos enfermeiros chegam a acordo

O Ministério da Saúde chegou, esta segunda-feira, a acordo com as estruturas sindicais representantes dos enfermeiros, anunciou o Governo em comunicado. "Após um período longo de negociações árduas com as estruturas sindicais, o Governo está em …