Gravuras antigas mostram que cometa atingiu a Terra e despoletou Idade do Gelo

(dr) Alistair Coombs

A "Pedra do Abutre" em Gobekli Tepe, Turquia.

A “Pedra do Abutre” em Gobekli Tepe, Turquia.

Símbolos antigos esculpidos em pedra, num local arqueológico na Turquia, contam a história de como um cometa, com um impacto devastador, desencadeou uma mini-Era do Gelo na Terra, há mais de 13 mil anos.

Conhecido como “Pedra do Abutre”, este pilar preenchido com gravuras esculpidas sugere que vários fragmentos de um cometa atingiram a Terra por volta de 11.000 a.C..

As gravuras foram descobertas em Gobekli Tepe, um local arqueológico no sul da Turquia, que os especialistas acreditam agora que pode ter sido um antigo observatório.

Os investigadores recorreram a software de computador que foi usado para combinar inscrições de animais – interpretadas como símbolos astronómicos – a padrões de estrelas.

No artigo científico, publicado no jornal Mediterranean Archaeology and Archaeometry, os cientistas sugerem que o desastre ocorreu em 10.950 a.C., já que outras evidências encontradas num núcleo de gelo, na Gronelândia, indicam um impacto aproximadamente no mesmo período. O cataclismo deu início a um clima frio que durou mil anos.

Astrónomos antigos

“Parece que Gobekli Tepe foi, entre outras coisas, um observatório para monitorizar o céu nocturno”, refere o investigador que liderou a pesquisa, Martin Sweatman, da Escola de Engenharia da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em declarações à New Scientist.

“Um dos seus pilares parece ter servido como um memorial para este evento devastador – provavelmente, o pior dia da história desde o final da Idade do Gelo”, acrescenta.

As gravuras parecem ter permanecido como algo importante para Gobekli Tepe durante milénios, indicando um evento que teve um impacto muito sério e duradouro.

Uma série de símbolos na pedra sugerem que as mudanças de longo prazo no eixo de rotação da Terra foram registadas pelos primeiros astrónomos, usando uma forma inicial de escrita.

A descoberta também apoia a teoria de que a Terra experimenta períodos em que impactos de cometas são mais prováveis, devido à órbita do planeta.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então estas gravuras também reescrevem a história, que se pensava só ter iniciado na Mesopotâmia em 4000 A.C. pois se se consegue ler esta pedra, é porque existe escrita, e se existe escrita, pertence ao período historia.

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …