Símbolos antigos esculpidos em pedra, num local arqueológico na Turquia, contam a história de como um cometa, com um impacto devastador, desencadeou uma mini-Era do Gelo na Terra, há mais de 13 mil anos.
Conhecido como “Pedra do Abutre”, este pilar preenchido com gravuras esculpidas sugere que vários fragmentos de um cometa atingiram a Terra por volta de 11.000 a.C..
As gravuras foram descobertas em Gobekli Tepe, um local arqueológico no sul da Turquia, que os especialistas acreditam agora que pode ter sido um antigo observatório.
Os investigadores recorreram a software de computador que foi usado para combinar inscrições de animais – interpretadas como símbolos astronómicos – a padrões de estrelas.
No artigo científico, publicado no jornal Mediterranean Archaeology and Archaeometry, os cientistas sugerem que o desastre ocorreu em 10.950 a.C., já que outras evidências encontradas num núcleo de gelo, na Gronelândia, indicam um impacto aproximadamente no mesmo período. O cataclismo deu início a um clima frio que durou mil anos.
Astrónomos antigos
“Parece que Gobekli Tepe foi, entre outras coisas, um observatório para monitorizar o céu nocturno”, refere o investigador que liderou a pesquisa, Martin Sweatman, da Escola de Engenharia da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em declarações à New Scientist.
“Um dos seus pilares parece ter servido como um memorial para este evento devastador – provavelmente, o pior dia da história desde o final da Idade do Gelo”, acrescenta.
As gravuras parecem ter permanecido como algo importante para Gobekli Tepe durante milénios, indicando um evento que teve um impacto muito sério e duradouro.
Uma série de símbolos na pedra sugerem que as mudanças de longo prazo no eixo de rotação da Terra foram registadas pelos primeiros astrónomos, usando uma forma inicial de escrita.
A descoberta também apoia a teoria de que a Terra experimenta períodos em que impactos de cometas são mais prováveis, devido à órbita do planeta.
ZAP // Hypescience
Então estas gravuras também reescrevem a história, que se pensava só ter iniciado na Mesopotâmia em 4000 A.C. pois se se consegue ler esta pedra, é porque existe escrita, e se existe escrita, pertence ao período historia.
Esta a ler o artigo e a pensar nisso!
Mas quem se atreve a reescrever a história da Terra e logicamente a história do Homem??
LOL Luís Rodrigues! Gostei do seu comentário irónico!Também me admirou colocarem esta info pública.
Só para quem não sabe, primeiro, Gobekli Tepe desafia a história tradicional, pois é um complexo de templos e datados de pelo menos 9 mil anos atrás (mais velho que as pirâmides, reescreve sem dúvida a história da Humanidade, finalmente!);
Segundo, este “cometa” e a época que dizem que aconteceu, encaixa perfeitamente com o famoso cataclismo de Atlântida. Ao contrário do que a história convencional nos quer fazer acreditar (porque não convém ir contra os dogmas religiosos) o Planeta Terra já teve civilizações no passado bem mais desenvolvidas social e tecnologicamente, e bem mais antigas que 5000 anos, mesmo no antigo Egipto se constata esse facto, o caso da Esfinge, e o templo de Osiris, Abydos (normalmente datado de 6000 anos, mas é de certeza bem mais antigo…).
Aos poucos, vão-nos deitando umas migalhas de informação para irmos desvendando a nossa verdadeira história, pois há coisas que não convém saber, a religião sempre foi o grande motivo de supressão de informação, como já referi.