Gravuras antigas mostram que cometa atingiu a Terra e despoletou Idade do Gelo

(dr) Alistair Coombs

A "Pedra do Abutre" em Gobekli Tepe, Turquia.

A “Pedra do Abutre” em Gobekli Tepe, Turquia.

Símbolos antigos esculpidos em pedra, num local arqueológico na Turquia, contam a história de como um cometa, com um impacto devastador, desencadeou uma mini-Era do Gelo na Terra, há mais de 13 mil anos.

Conhecido como “Pedra do Abutre”, este pilar preenchido com gravuras esculpidas sugere que vários fragmentos de um cometa atingiram a Terra por volta de 11.000 a.C..

As gravuras foram descobertas em Gobekli Tepe, um local arqueológico no sul da Turquia, que os especialistas acreditam agora que pode ter sido um antigo observatório.

Os investigadores recorreram a software de computador que foi usado para combinar inscrições de animais – interpretadas como símbolos astronómicos – a padrões de estrelas.

No artigo científico, publicado no jornal Mediterranean Archaeology and Archaeometry, os cientistas sugerem que o desastre ocorreu em 10.950 a.C., já que outras evidências encontradas num núcleo de gelo, na Gronelândia, indicam um impacto aproximadamente no mesmo período. O cataclismo deu início a um clima frio que durou mil anos.

Astrónomos antigos

“Parece que Gobekli Tepe foi, entre outras coisas, um observatório para monitorizar o céu nocturno”, refere o investigador que liderou a pesquisa, Martin Sweatman, da Escola de Engenharia da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em declarações à New Scientist.

“Um dos seus pilares parece ter servido como um memorial para este evento devastador – provavelmente, o pior dia da história desde o final da Idade do Gelo”, acrescenta.

As gravuras parecem ter permanecido como algo importante para Gobekli Tepe durante milénios, indicando um evento que teve um impacto muito sério e duradouro.

Uma série de símbolos na pedra sugerem que as mudanças de longo prazo no eixo de rotação da Terra foram registadas pelos primeiros astrónomos, usando uma forma inicial de escrita.

A descoberta também apoia a teoria de que a Terra experimenta períodos em que impactos de cometas são mais prováveis, devido à órbita do planeta.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Então estas gravuras também reescrevem a história, que se pensava só ter iniciado na Mesopotâmia em 4000 A.C. pois se se consegue ler esta pedra, é porque existe escrita, e se existe escrita, pertence ao período historia.

  2. LOL Luís Rodrigues! Gostei do seu comentário irónico!Também me admirou colocarem esta info pública.
    Só para quem não sabe, primeiro, Gobekli Tepe desafia a história tradicional, pois é um complexo de templos e datados de pelo menos 9 mil anos atrás (mais velho que as pirâmides, reescreve sem dúvida a história da Humanidade, finalmente!);
    Segundo, este “cometa” e a época que dizem que aconteceu, encaixa perfeitamente com o famoso cataclismo de Atlântida. Ao contrário do que a história convencional nos quer fazer acreditar (porque não convém ir contra os dogmas religiosos) o Planeta Terra já teve civilizações no passado bem mais desenvolvidas social e tecnologicamente, e bem mais antigas que 5000 anos, mesmo no antigo Egipto se constata esse facto, o caso da Esfinge, e o templo de Osiris, Abydos (normalmente datado de 6000 anos, mas é de certeza bem mais antigo…).
    Aos poucos, vão-nos deitando umas migalhas de informação para irmos desvendando a nossa verdadeira história, pois há coisas que não convém saber, a religião sempre foi o grande motivo de supressão de informação, como já referi.

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …