Gravura do século VI mostra cara de Jesus (e não é como se pensava)

(dr) Dror Maayan

Um grupo de arqueólogos descobriu uma representação de Jesus Cristo, datada do século VI, extremamente rara e que difere da imagem cristã tradicional.

A descoberta foi feita na parede de uma antiga igreja em Shivta, no sul de Israel, de acordo com o estudo publicado a 29 de agosto na revista Antiquity.

Os evangelhos nunca descreveram exatamente a aparência de Jesus. Todas as representações são de artistas posteriores e, quanto que as gravuras sobreviventes abundam em velhos mosteiros e igrejas, em Israel são quase inexistentes.

Em contraste com a imagem ocidental de Jesus, que o representa com cabelo comprido e barba, a pintura encontrada em Israel mostra um figura sem barba, cabelo curto e encaracolado e olhos e nariz grandes.

Ao lado da imagem de Jesus, encontra-se outra cara menos visível. Segundo uma equipa de especialistas da Universidade de Haifa, a gravura representa o episódio bíblico do batismo de Jesus, sendo a outra figura João Baptista.

Shivta foi fundada no século II a.C e sobreviveu durante cerca de 650 anos, antes de ser abandonada no início do período islâmico. A aldeia sustentou uma grande população e, durante o seu apogeu, teve três igrejas. A primeira pintura de Jesus em Shivta foi encontrada na igreja mais a sul e estava muito desgastada. Já esta, que representa o seu batismo, foi encontrado na igreja mais a norte.

A pintura foi descoberta por uma equipa de arqueólogos em 1920. Mas, devido ao seu mau estado de conservação, não atraiu atenção. Na verdade, a imagem está tão desgastada que até os investigadores da arte moderna mal conseguiram vê-la.

“Eu estava lá na hora certa, no lugar certo com o ângulo certo de luz e, de repente, vi os olhos”, disse Emma Maayan-Fanar, da Universidade de Haifa. “Era o rosto de Jesus durante o seu batismo, a olhar para nós”.

A representação de Jesus Cristo com cabelo curto foi difundida pelo Egito e no Mediterrâneo – onde hoje a Síria e a Palestina estão localizadas – na arte bizantina, mas desapareceu.

Pode assumir-se que Jesus possa ter tido uma aparência do Oriente Médio, mas isto não é assim tão simples. Características fisiológicas comuns nas populações atuais – como olhos escuros e cabelos mais curtos – não eram tão comuns nos tempos antigos, à medida que populações geneticamente distintas surgiam e desapareciam por toda a Terra.

O que parece claro na multiplicidade de representações através dos séculos e ao redor do mundo é que Jesus parece-se com aqueles que o seguem, adaptando-se à moda, experiência cultural e costumes da época.

Não se sabe se a gravura será uma representação exata da aparência de Jesus Cristo. Ainda assim, os arqueólogos enfatizam que esta é uma descoberta muito importante que pode expandir o conhecimento sobre a arte cristã primitiva na região.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ora deixa cá ver… Passados 600 anos do homem ter vivido, e num tempo em que não existia fotografia, a cara dele devia ter sido assim… Uma coisa é certa: sendo Jesus um judeu oriental devia ser semelhante aos seus congéneres actuais: olhos pretos, tez escura, cabelo encrespado, nariz adunco. Devia ser alto e magro, dada a popularidade que tinha com as mulheres, sempre à roda dele. Uma coisa é certa: não era nenhum louro de olhos azuis, com cabelo liso, tipo Jesus Cristo Superstar…

    • Mas era filho de um anjo e – como todos sabem – os anjos são altos , louros e de olhos azuis (têm asas mas isso é um pormenor de somenos importância). Vindos “lá de cima” – norte – só poderiam ser nórdicos e aí, o JC contrariando a tradição de o filho da mulher do corno ser parecido com a mãe p’ra não dar nas vistas… terá convenientemente saído ao pai…

      • Filho de um anjo? Eu pensei que Jesus era filho de Deus.
        Vindos lá de cima esses anjos eram nórdicos ? Há…..pronto. Levou tempo mas entendi. É um texto para rir. Certo?!

  2. Ó Joca, já tu deves ser um iluminado que, daqui a nada, está a fazer um retrato-robot do homem… A zona do Médio Oriente é e sempre foi uma autêntica placa giratória onde confluem movimentos migratórios da Europa, Ásia e África, como uma praça por onde toda a gente passa. Sabes lá tu o aspecto de quem por lá andava há 2 milénios atrás, e muito menos de uma pessoa em particular.

  3. Deve falar -se com respeito sobre Jesus,mesmo quem nao acredita. E penso que pouco importa a aparência que Ele tinha mas sim os ensinamentos e a Mensagem que nos deixou.

RESPONDER

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …