Historiadora “redesenha” imagem de Jesus. Não era frágil nem bonito

Cathy Fisher

Novo retrato de Jesus Cristo

Novo retrato de Jesus Cristo segundo pesquisa de historiadora britânica

Uma historiadora britânica “redesenhou” a imagem de Jesus Cristo, com base em textos arqueológicos e no estudo da Bíblia e da história da época em que o chamado Messias viveu. E o resultado está muito longe da figura tradicional que conhecemos.

A professora Joan Taylor, da Universidade King’s College, em Londres, no Reino Unido, apresentou no início deste mês o que pode vir a ser o novo “rosto” de Jesus Cristo, tal como descrito no livro What Did Jesus Look Like? (“Qual era a aparência de Jesus?”).

A académica apresenta um retrato de Jesus Cristo nada parecido com a imagem que tradicionalmente é usada, e dá-nos a conhecer uma reconstrução da autoria da artista Cathy Fisher, que nos mostra um homem muito mais robusto do que a figura frágil que imaginávamos.

As primeiras representações artísticas do Messias datam de cerca de dois Séculos depois de ter morrido. Em 2017, um historiador inglês anunciou ter descoberto o primeiro retrato real de Jesus Cristo, depois de ter encontrado uma moeda de bronze, datada do Século I, que representa um rei guerreiro. Esse rei seria Jesus Cristo, segundo a sua teoria.

Segundo o Live Science, na nova pesquisa Joan Taylor socorreu-se de textos arqueológicos que falam da aparência dos judeus na Judeia e Egipto da época em que Jesus viveu, e conclui que o Messias devia ser parecido com as pessoas do Médio Oriente. A conclusão também resulta da análise de imagens em moedas e pinturas de múmias egípcias.

A investigadora conclui também que Jesus Cristo, como um judeu nascido em Belém, que viveu no Egipto enquanto criança, antes de se mudar para a Nazaré, teria cerca de 1,70m de altura – uma estatura média para a época, olhos castanhos e cabelos pretos.

O seu cabelo e barba seriam bem aparados e relativamente curtos e bem penteados, como era prática habitual, “provavelmente para afastar os piolhos, um grande problema da altura”, explica a professora. E até poderia usar uma faca para aparar a barba e o cabelo, refere.

Taylor nota, ainda, que, considerando que a Bíblia o descreve como um carpinteiro, que caminhava muito e que nem sempre tinha que comer, “Jesus era um homem físico”. “Não deve ser apresentado como alguém que vivia uma vida leve, e essa é, muitas vezes, a imagem que recebemos”, constata citada pelo Live Science.

Sobre a forma da boca e do nariz, só podemos imaginá-la, mas a académica destaca que Jesus Cristo teria cicatrizes ou outras marcas na pele, resultantes do trabalho árduo como carpinteiro.

Além disso, Jesus não seria particularmente bonito, porque na Bíblia nada se diz sobre isso, ao contrário de outras figuras como Moisés e David que são descritas nesses termos, realça a professora.

Analisando a roupa que Jesus terá usado, com base em vestígios arqueológicos e nos Evangelhos, Joan Taylor conclui que ele vestiria habitualmente “uma túnica de lã que lhe deixava as pernas destapadas, possivelmente uma tanga, e um “manto”, ou capa exterior, para se aquecer”.

Estas roupas remendadas e gastas fariam Jesus “parecer muito pobre”, nota Taylor – que presume ainda que calçaria uma espécie de sandálias. A investigadora espera, agora, que as suas teorias venham a inspirar artistas na recriação da imagem de Jesus Cristo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nas escrituras vem mencionado, no livro profético de Isaias (profetizando a vinda do Messias e aquilo que iria acontecer no futuro) algo relativamente ao seu aspeto fisico:

    “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
    Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
    Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:2-5);

    Fonte: Bibliaonline.br.com > Versão Almeida corrigida fiel.

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …