Gravidez muda surpreendentemente todos os órgãos principais

ZAP // Dall-E-2

Já se sabe o corpo da mulher muda quando fica grávida. Mas há alterações químicas e hormonais que estavam pouco exploradas.

Este estudo foi feito em macacas grávidas, mas dá uma ideia mais aproximada da realidade dos órgãos humanos em tempos de gravidez.

A análise revelou que a atividade metabólica é diferente em todos os órgãos principais, como destaca a revista Science.

A equipa de cientistas reuniu 273 amostras de 23 tecidos de macacas que não estavam grávidas e de grávidas em todas as fases. E analisou os resultados em relação ao metabolismo.

O fígado e o coração, como esperado, foram pontos “quentes” de atividade. Outros tecidos, incluindo a pele, apresentaram mudanças metabólicas surpreendentes, relata o grupo.

O biólogo Yuyu Niu admitiu que ficou surpreendido ao descobrir que as mudanças metabólicas durante a gravidez “se estendem além dos órgãos metabolicamente associados, normalmente”.

Uma das autoras do estudo, Hongmei Wang, lembra que o metaboloma determina a estrutura biológica e a função de um órgão. E, aqui, o estudo mostrou que a sua dinâmica origina mudanças induzidas pela gravidez em vários órgãos.

A técnica usada foi a cromatografia líquida-espectrometria de massa, que identifica e quantifica os metabolitos numa amostra. Foram encontrados 91 metabolitos que potencialmente ajudam o corpo da mulher a adaptar-se à gravidez.

Mas os níveis de alguns metabolitos aumentaram drasticamente, enquanto níveis de outros metabolitos diminuíram drasticamente – e não só em órgãos metabólicos principais (como fígado, pâncreas e coração) mas também em tecidos que não costumam ser associados a mudanças causadas pela gravidez, incluindo certos músculos (o que surpreendeu) e a própria pele.

As concentrações da maioria dos metabolitos nos tecidos examinados também mudaram conforme a progressão da gravidez.

Os investigadores acreditam que este estudo pode ajudar a combater problemas como a pré-eclampsia (aumento da tensão arterial, pés inchados e que pode mesmo provocar a morte da mulher e do bebé). É um problema grave que deve ser tratado quanto antes, na gravidez.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.