A Grande Firewall da China começou a bloquear acesso por VPN

A Grande Firewall da China é um sistema usado no país que limita o acesso à Internet, no entanto havia uma forma de contornar a censura online através de VPN. Agora é mais difícil.

Cada vez mais a China tem limitado e censurado a utilização da Internet aos seus habitantes, de variadíssimas formas como, mais recentemente, a limitação ao acesso do Gmail, o serviço de email da Google.

Apesar da limitação e censura imposta pelo governo chinês, uma forma de contornar esta situação era através de VPN, uma rede privada virtual. Estas redes privadas são, normalmente, usadas por empresas para que a informação circule de forma mais segura, utilizando a rede de Internet. Na China, os utilizadores utilizavam VPNs estrangeiras para que pudessem aceder à Internet sem limitações. Mas no início desta semana tudo mudou.

A partir de agora, apenas são aceites VPNs baseados na Internet do país, o que é censurada pela Grande Firewall, portanto a forma de contornar esta censura é cada vez mais difícil.

Oficialmente, o governo chinês já comentou afirmando que este novo bloqueio tem como objetivo “manter a segurança do ciberespaço”. Segundo o Observador, um funcionário do Ministério da Indústria e Tecnologia de Informação (MIIT) diz que “o rápido desenvolvimento da Internet está a obrigar o MIIT a utilizar novos meios para manter a segurança do ciberespaço e o seu estável funcionamento”.

Bruno Peralta, Tecnologia.com.pt

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava. O lago …

"Já vimos este filme". Catarina Martins receia austeridade pós-bazuca (e está preocupada com a TAP)

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse temer a austeridade que possa surgir após a prometida bazuca de fundos europeus e confessou estar “muito preocupada” com a TAP. Em entrevista à TVI na noite de segunda-feira, …

Portugal continental atinge 4 milhões de doses administradas. Processo está a ser mais rápido do que o previsto

Portugal Continental vai atingir esta terça-feira as quatro milhões de doses de vacinas administradas. Segundo a task force, o processo está a acontecer mais rapidamente do que o previsto. De acordo com um fonte da task …

Descoberta nova espécie de tartaruga que viveu no final do Cretáceo

Em 2015, paleontólogos descobriram em Madagáscar um fóssil excecionalmente bem preservado, que agora se confirma ser de uma nova espécie de tartaruga, que remonta ao final do Cretáceo. A antiga tartaruga era uma espécie de água …

Pelo menos onze mortos na sequência de um tiroteio numa escola da Rússia

Dois indivíduos não identificados efetuaram esta terça-feira disparos numa escola na cidade de Kazan, no centro da Rússia, informaram agências de notícias, que citam fontes oficiais. Pelo menos onze pessoas morreram, avança a AFP, que cita …

Pedido de insolvência da Groundforce não implica despedimentos. Mas salários de maio estão em risco

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) recebeu a garantia do Governo de que não vão acontecer despedimentos na Groundforce depois de a TAP ter avançado com um pedido de insolvência da empresa. "Foi-nos …

#Estrumegate. Matos Fernandes admite "linguagem desajustada", mas Galamba continua debaixo de fogo

O ministro do Ambiente admitiu esta segunda-feira que o seu secretário de Estado adjunto e da Energia usou "linguagem desajustada" para criticar um programa de informação, mas considerou que o próprio João Galamba o …

Reforma das Forças Armadas. Cravinho critica “manobras escusas” de “agremiação”

O ministro da Defesa acusou esta segunda-feira ex-chefes militares de “manobras escusas” para “perpetuar a influência” nas Forças Armadas, declarando não se intimidar em relação às reformas legislativas em curso, mantendo a expetativa da aprovação …

Cientistas treinaram abelhas para detetar covid-19 em poucos segundos

Cientistas holandeses têm estado, nos últimos tempos, a treinar abelhas para serem capazes de detetar casos de covid-19. De acordo com o comunicado da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, que trabalhou com a start-up InsectSense, …

EUA autorizam vacina da Pfizer entre 12 e 15 anos. Imunização pode arrancar esta quinta-feira

A Food and Drug Administration (FDA) autorizou a administração da vacina contra a covid-19 da Pfizer a crianças de 12 a 15 anos. A imunização de jovens pode arrancar já esta quinta-feira. Agora que a Food …