Graffiti “racista” destruído por engano. Era um Banksy e valia 500 mil euros

Um novo graffiti do artista plástico Banksy, em Inglaterra, mostrando um grupo de pombos com cartazes anti-imigração, foi destruído, depois de uma queixa de que a obra era “racista”.

O graffiti foi pintado esta semana na parede de uma instalação balnear na localidade de Clacton-on-Sea, no Essex, e mostrava cinco pombos a segurar cartazes como “Voltem para a África”, em frente a um pássaro mais exótico.

A autarquia local, que removeu a imagem, disse que tinha recebido uma queixa de que a obra era “ofensiva” e “racista”, e não sabia que a pintura era um trabalho de Banksy.

O artista, que permanece anónimo, tinha entretanto publicado fotos do graffiti no seu site.

Mas, no momento em que foi apresentada, a obra já tinha sido removida.

Inspeção

“O local foi inspeccionado por uma equipa, que concordou que o graffiti poderia ser visto como ofensivo. Foi removido nesta manhã, de acordo com a nossa política de remover esse tipo de material em 48 horas”, declarou Nigel Brown, um responsável da autarquia local.

“Obviamente gostaríamos de ter um Banksy original em qualquer das nossas ruas e ficaríamos encantados se ele voltar no futuro”, acrescentou Brown.

Um porta-voz do artista plástico, citado pela BBC, afirmou que Banksy não se manifestaria sobre o assunto.

Os trabalhos de Banksy normalmente contêm declarações políticas ou sociais sobre assuntos como o aquecimento global, guerra, ação policial, espionagem ou condições degradantes de trabalho.

No passado recente, peças de arte de Banksy foram cortadas das paredes e vendidas por centenas de milhares de euros.

Clacton-on-Sea será palco no próximo dia 9 de eleições intercalares, motivadas  pela decisão do deputado local de trocar de partido.

O parlamentar deixou o Partido Conservador, filiando-se ao Ukip, Partido da Independência da Grã-Bretanha, de extrema direita.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

PSP pôs fim à festa do título na Avenida dos Aliados. Um polícia ficou ferido

Na parte final dos festejos portistas, já durante a madrugada, nos Aliados, o Corpo de Intervenção da PSP do Porto foi obrigada a intervir contra um grupo de adeptos. Ninguém foi detido, mas um agente …

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …