Grade da ponte dos “cadeados do amor” colapsou com o peso

Uma parte da grade que ladeia a Pont des Arts, em Paris, caiu ontem sob o peso de centenas de “cadeados do amor”. A autarquia procura soluções para o problema que ameaça as estruturas de várias pontes da cidade.

O colapso aconteceu no fim da tarde deste domingo, quando uma grade de 2,4 metros da Pont des Arts cedeu sob o peso dos cadeados, caindo sobre o chão. Não houve feridos, mas a ponte ficou fechada ao público durante o resto da tarde.

Bruno Julliard, vereador da Cultura de Paris, afirmou no Twitter que “o colapso de uma barreira da Pont des Arts confirma o nosso compromisso de encontrar uma alternativa aos cadeados é uma necessidade real”. Já no final de maio, Julliard tinha alertado para as questões “estéticas e de segurança”, mas afirmou que a autarquia procura “uma abordagem de incentivo”, ao invés de punir.

O problema dos “cadeados do amor” tem vindo a ser discutido com particular intensidade nos últimos meses. Prender um aloquete à Pont des Arts passou a ser um ritual para os casais apaixonados, alastrando-se a outras pontes em Paris e por toda a Europa. No entanto, para além dos que se queixam por motivos estéticos, começam a surgir preocupações de ordem de segurança – o peso do metal atrelado às pontes pode ser perigoso para a sua estrutura.

Existe mesmo uma associação criada por moradores que protestam contra os cadeados do amor, a No Love Locks. A associação afirma esta manhã que, desde a notícia do acidente de ontem, já tiveram várias dezenas de novas assinaturas na petição que pretendem endereçar à autarquia para remover os cadeados.

AF, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …