Grade da ponte dos “cadeados do amor” colapsou com o peso

Uma parte da grade que ladeia a Pont des Arts, em Paris, caiu ontem sob o peso de centenas de “cadeados do amor”. A autarquia procura soluções para o problema que ameaça as estruturas de várias pontes da cidade.

O colapso aconteceu no fim da tarde deste domingo, quando uma grade de 2,4 metros da Pont des Arts cedeu sob o peso dos cadeados, caindo sobre o chão. Não houve feridos, mas a ponte ficou fechada ao público durante o resto da tarde.

Bruno Julliard, vereador da Cultura de Paris, afirmou no Twitter que “o colapso de uma barreira da Pont des Arts confirma o nosso compromisso de encontrar uma alternativa aos cadeados é uma necessidade real”. Já no final de maio, Julliard tinha alertado para as questões “estéticas e de segurança”, mas afirmou que a autarquia procura “uma abordagem de incentivo”, ao invés de punir.

O problema dos “cadeados do amor” tem vindo a ser discutido com particular intensidade nos últimos meses. Prender um aloquete à Pont des Arts passou a ser um ritual para os casais apaixonados, alastrando-se a outras pontes em Paris e por toda a Europa. No entanto, para além dos que se queixam por motivos estéticos, começam a surgir preocupações de ordem de segurança – o peso do metal atrelado às pontes pode ser perigoso para a sua estrutura.

Existe mesmo uma associação criada por moradores que protestam contra os cadeados do amor, a No Love Locks. A associação afirma esta manhã que, desde a notícia do acidente de ontem, já tiveram várias dezenas de novas assinaturas na petição que pretendem endereçar à autarquia para remover os cadeados.

AF, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …