Governos não podem ter acesso indiscriminado aos dados de telemóvel dos cidadãos

O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) decidiu esta terça-feira que os Governos e as suas agências de inteligência não podem ter acesso indiscriminado aos dados dos telemóveis ou da internet dos seus cidadãos.

De acordo com a Reuters, esta decisão vem definir a proibição do acesso a estes dados sem qualquer autorização prévia, a menos que em causa esteja uma “ameaça séria à segurança nacional”.

Quando se verificarem riscos para a segurança nacional, o acesso a estes dados deve ser limitado a um período que se configure como “estritamente necessário”, apontou o tribunal, numa decisão citada pela Reuters.

A agência avançou que os a ação foi interposta por grupos de defesa dos direitos de privacidade e o resultado provavelmente repercutirá fora da UE, à medida que os governos dos Estados Unidos (EUA) e da China aumentam as ferramentas de vigilância em nome da segurança nacional.

A decisão resulta de quatro casos na França, Bélgica e Grã-Bretanha, em que os governos pediram a extensão das ferramentas de vigilância para a proteção dos seus cidadãos.

“Tal interferência nos direitos fundamentais deve ser acompanhada por salvaguardas eficazes e ser revista por um tribunal ou por uma autoridade administrativa independente”, afirmou ainda Tribunal de Justiça da UE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …