Governo venezuelano cria mercados ao ar livre para combater escassez de produtos

Lex Arias / Flickr

Mercado em Caracas, na Venezuela

Mercado em Caracas, na Venezuela

O Governo venezuelano anunciou este domingo ter disponibilizado 415 toneladas de produtos de primeira necessidade, a “preços justos”, em mercados ao ar livre criados hoje em várias regiões do país.

A medida é uma iniciativa para combater a escassez de bens na Venezuela e reduzir as cada vez mais longas filas de clientes nos supermercados.

“Atendemos umas 66 mil pessoas com esta atividade, em 44 mercados ao ar livre em todo o território nacional. Distribuímos 415 mil quilogramas de produtos”, disse Iván Bello,  ministro venezuelano da Alimentação.

Iván Bello falava aos jornalistas junto a um dos mercados, em Monte Piedade, no populoso bairro pobre 23 de Enero, no centro da cidade de Caracas.

Segundo o ministro, entre os bens distribuídos contavam-se alimentos como leite, café, frango, pernil de porco, arroz, sardinhas em lata, margarina, massa, óleo vegetal e farinha de milho pré-cozida.

“O povo tem demonstrado elevados níveis de consciência. Os venezuelanos querem que se solucione a conjuntura económica, estamos nas ruas para que o povo sinta que está a ser atendido”, frisou.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas dos cidadãos relativas a dificuldades para conseguir, no mercado local, alguns produtos essenciais como detergente, açúcar, leite em pó, óleo vegetal, café, farinha de milho pré-cozida, papel higiénico e fraldas descartáveis para crianças, entre outros.

Nos últimos dias, multiplicaram-se significativamente as já tradicionais filas de clientes às portas de supermercados para comprar os produtos que escasseiam e que muitas vezes nem chegam a ser colocados à venda nas prateleiras.

Este domingo eram visíveis longas filas de pessoas junto das grandes redes de supermercados, entre eles os estatais Bicentenário.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou em dezembro um plano de recuperação económica, que inclui um novo sistema de controlo cambial, mais investimento social e cortes na despesa pública do país, que entrou em recessão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …