INEM.pt

O Governo anunciou, esta segunda-feira, que vai avançar com a reabilitação de 38 heliportos hospitalares até ao final da legislatura.
O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, à rádio TSF. Em causa estão 38 heliportos hospitalares em que é “urgente” resolver os problemas, pois “a generalidade está a precisar de intervenções para que possam ser autorizados ou certificados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)”.
O governante explica que cada caso é um caso e que as razões para a falta de certificação são diversas como, por exemplo, pelo facto de as copas das árvores terem crescido, de os pisos se terem degradado ou por haver postes de eletricidade nos sítios errados.
Em declarações à rádio, o secretário de Estado afirma que o objetivo é ter todos os heliportos reabilitados e certificados até ao fim da legislatura. Numa primeira fase, que deve ficar concluída até ao final deste ano, a meta é resolver os problemas de 12 heliportos considerados prioritários pelo INEM.
Os 12 heliportos encontram-se no Hospital de Santa Maria, em Lisboa; em dois hospitais de Coimbra; Bragança; Matosinhos; Viseu; Covilhã; Abrantes; Almada; Évora; Santiago do Cacém e Faro. As obras, adianta a TSF, permitirão acabar com a proibição dos voos noturnos.
No início de fevereiro, o Jornal de Notícias também noticiou que a ANAC proibiu diversos pilotos de helicópteros do INEM de voarem por falta de treinos e formações obrigatórias.
Em certas horas do dia, as aeronaves contratadas pelo Estado à Babcock por 38,7 milhões de euros ficam paradas. É o caso das de Macedo de Cavaleiros e de Viseu, as mais afetadas.
Outra medida urgente é entregar a gestão dos helis do INEM à FAP (como aconteceu com os meios aéreos de combate a fogos) Com as multinacinaios mafiosas como a actual (Badcock) tem sido vigarice atrás de vigarice e incumprimento atrás de incumprimento – como ainda se viu na semana passada!…