Governo quer reduzir preço dos manuais escolares

Bindaas Madhavi / Flickr

-

O atual ministro da Educação já estará a negociar para reduzir o preço dos livros escolares, uma medida que pode ser aplicada a partir do próximo ano letivo.

De acordo com uma notícia avançada pelo Diário Económico, o Ministério da Educação já está a negociar com a Associação de Livreiros e Editores para reduzir os preços dos manuais escolares.

Fonte oficial do Ministério confirmou ao jornal que “as negociações estão a decorrer” e que o objetivo é aplicar esta redução “já no próximo ano letivo”.

Na mesa de negociações estará a possibilidade de indexar novamente os valores dos manuais escolares à taxa média anual de inflação.

Esta foi uma medida que ficou suspensa em 2012, quando o anterior Ministério e a Associação de Livreiros e Editores assinaram um acordo que previa um aumento fixo anual de 2,6% para os livros escolares do básico e do secundário.

Desde a aplicação desse acordo que os manuais aumentaram cerca de 20 euros, mais de 10%. De acordo com o Económico, caso os valores dos manuais tivessem continuado indexados à inflação, a subida dos preços teria sido apenas de 0,1% entre 2013 e 2014.

Em média, cada família gasta 25 euros com livros do 1º ciclo e no caso do 3º ciclo. No secundário, a despesa com manuais escolares chega a atingir os 200 euros.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …

China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio. Já tinham sido …

Marcelo está a fazer o que a ministra da Saúde “devia ter feito”, critica Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, criticou esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta Temido, e elogiou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter decidido reunir com representantes de várias …