Governo quer reduzir estágios profissionais para seis meses

partidosocialista / Flickr

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

Estágios financiados pelo Governo podem passar de nove a seis meses. Apoios à contratação poderão ter algumas reduções.

O documento apresentado esta sexta-feira pelo Governo aos parceiros sociais poderá trazer mudanças significativas nos apoios à contratação e nos estágios, escreve o Público.

Caso as propostas do Ministério do Trabalho e da Segurança Social avancem, os subsídios dados às empresas vão ver algumas reduções e será dada prioridade aos contratos sem termo.

Segundo o jornal, as empresas que contratem um desempregado sem termo podem concorrer a um apoio de 3773 euros, menos 32% do que os 5534 euros previstos no Estímulo Emprego.

No caso de um contrato a prazo, o apoio não vai ultrapassar os 1258 euros, valor 38% inferior ao que o Instituto do Emprego e Formação Profissional paga neste momento.

No caso dos grupos mais frágeis, como os beneficiários do rendimento social de inserção ou desempregados de longa duração, o corte pode chegar aos 50%.

Além disso, o apoio será mais específico, ou seja, só serão suportados os contratos que tenham “uma duração mínima de 12 meses e celebrados com populações desfavorecidas”. Atualmente, são apoiados os contratos com prazo igual ou superior a seis meses.

Também os estágios financiados pelo Governo verão algumas mudanças, com destaque para a redução de nove para seis meses.

De acordo com o Público, o acesso passa a fazer-se em períodos delimitados, as candidaturas serão avaliadas com base em alguns critérios como, por exemplo, os níveis de empregabilidade e a prioridade aos jovens, e haverá um limite máximo de 25 estagiários por empresa anualmente.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …