Governo proíbe bolos, refrigerantes e snacks nos hospitais

Os hospitais e os centros de saúde públicos têm, a partir de hoje, seis meses para retirarem das máquinas de venda automática alimentos “prejudiciais à saúde”, como os bolos, salgados, snacks e refrigerantes.

Entrou em vigor, esta terça-feira, o despacho do Ministério da Saúde que obriga as entidades do Serviço Nacional de Saúde a não disponibilizarem “produtos prejudiciais à saúde”, através das máquinas de venda automática.

Centros de saúde, hospitais, unidades locais de saúde e demais entidades do SNS têm, assim, seis meses para negociarem com os fornecedores novos contratos, “se tal não implicar o pagamento de indemnizações ou de outras penalizações”, sublinha o ministério, segundo citação do jornal Público.

Este despacho é a concretização da ideia apresentada pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na Comissão Parlamentar de Saúde, no passado mês de maio.

Entre os alimentos proibidos constam salgados, folhados, produtos de charcutaria, guloseimas, snacks, batatas fritas, sandes de presunto, bolas de Berlim e donuts.

O ministério também não quer refrigerantes nem bebidas energéticas ou com álcool nos serviços de saúde, nem tão pouco chocolates com embalagens superiores a 50 gramas ou refeições de alto teor calórico como, por exemplo, cachorros quentes, hambúrgueres ou pizzas.

Nos novos contratos com os fornecedores deve ainda ficar definida a venda de alimentos com teor de açúcar reduzido nas bebidas quentes e a aposta em alternativas como leite, iogurtes, sumos de frutas, pão, peixes de conserva e fruta, escreve o Público.

Estas orientações, que visam promover uma alimentação mais saudável entre os portugueses, vão entrar em vigor de forma faseada para permitir às entidades do SNS adaptarem-se.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já agora proíbam também bares nas escolas e instalação de outros nos arredores sempre na mira de atrair os incautos e viciados alunos sempre dispostos a gastar mais uns trocados que aos pais tanto custa a ganhar, seria uma boa medida saída das cabeças da esquerdola para não ser apenas extravagâncias.

  2. Proíbe estas máquinas e produtos nos locais de hospitalares porquê??? Permite que as máquinas funcionem em outros locais públicos do país, permite que os produtos em questão sejam comercializados no mercado alimentar, e é por as pessoas adquirirem dentro de uma unidade hospitalar que vão adoecer ou ficarem mais doentes?…

RESPONDER

Um debate, cinco candidatos e uma disputa renhida pelo campeonato da manipulação

O último debate televisivo antes das eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, foi marcado pela mais recente sondagem que dá uma vitória expressiva aos socialistas com 33% das intenções dos votos. Pedro Rangel …

Propostas de lei polémicas incentivam o estudo da Bíblia em escolas norte-americanas

O número crescente de estados norte-americanos têm vindo a discutir projetos de lei que permitem, incentivem e, em alguns casos, exigem que as escolas públicas ofereçam aos alunos aulas sobre a Bíblia. Só este ano, pelo …

A rainha Isabel II está à procura de um gestor de redes sociais

A rainha Isabel II está à procura de um especialista em comunicação para gerir as suas redes sociais. O salário, que pode variar consoante a experiência do candidato, ronda as 30.000 libras anuais, cerca de …

Problemas de sono nos adolescentes podem ser resolvidos com menos ecrãs à noite

Os problemas de sono nos adolescentes podem ser revertidos em apenas uma semana limitando a utilização à noite de ecrãs emissores de luz como os dos telemóveis, tablets e computadores, defendeu hoje a Sociedade Europeia …

Suspeitas de dados falsos levam PJ a fazer buscas no Hospital de Cascais

A Procuradoria-Geral da República confirmou esta segunda-feira a realização de diligências de investigação no Hospital de Cascais no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra. “Confirma-se a realização …

Descoberto a obra mais antiga de Michelangelo. Foi desenhada aos 12 anos

O desenho de um homem sentado, possuído por um colecionador britânico, é a obra mais antiga conservada do génio italiano Michelangelo. De acordo com Timothy Clifford, um especialista sobre o Renascimento italiano, que falou com o …

O quilograma mudou e já é igual para humanos ou extraterrestres

Tal como anunciado em novembro passado e em prol da precisão científica, a definição de quilograma foi atualizada nesta segunda-feira, 20 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Metrologia. A alteração …

Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé. É alimentada a biberão

Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM). A cria …

Encher um depósito de gasolina custa mais 10 euros do que em janeiro

Os preços dos combustíveis sobem nesta segunda-feira, numa altura em que encher um depósito de gasolina custa mais 10 do que em janeiro. No caso do gasóleo, a diferença comparativamente ao início do ano é …

Sondagem deixa PS 10 pontos à frente do PSD com vitória em todas as frentes

Se as eleições europeias se tivessem realizado no passado fim-de-semana, o PS teria ganho em todas as frentes, alcançado 33% dos votos válidos, mais dez pontos percentuais do que o PSD, avança o jornal Público …