Governo proíbe bolos, refrigerantes e snacks nos hospitais

Os hospitais e os centros de saúde públicos têm, a partir de hoje, seis meses para retirarem das máquinas de venda automática alimentos “prejudiciais à saúde”, como os bolos, salgados, snacks e refrigerantes.

Entrou em vigor, esta terça-feira, o despacho do Ministério da Saúde que obriga as entidades do Serviço Nacional de Saúde a não disponibilizarem “produtos prejudiciais à saúde”, através das máquinas de venda automática.

Centros de saúde, hospitais, unidades locais de saúde e demais entidades do SNS têm, assim, seis meses para negociarem com os fornecedores novos contratos, “se tal não implicar o pagamento de indemnizações ou de outras penalizações”, sublinha o ministério, segundo citação do jornal Público.

Este despacho é a concretização da ideia apresentada pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na Comissão Parlamentar de Saúde, no passado mês de maio.

Entre os alimentos proibidos constam salgados, folhados, produtos de charcutaria, guloseimas, snacks, batatas fritas, sandes de presunto, bolas de Berlim e donuts.

O ministério também não quer refrigerantes nem bebidas energéticas ou com álcool nos serviços de saúde, nem tão pouco chocolates com embalagens superiores a 50 gramas ou refeições de alto teor calórico como, por exemplo, cachorros quentes, hambúrgueres ou pizzas.

Nos novos contratos com os fornecedores deve ainda ficar definida a venda de alimentos com teor de açúcar reduzido nas bebidas quentes e a aposta em alternativas como leite, iogurtes, sumos de frutas, pão, peixes de conserva e fruta, escreve o Público.

Estas orientações, que visam promover uma alimentação mais saudável entre os portugueses, vão entrar em vigor de forma faseada para permitir às entidades do SNS adaptarem-se.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já agora proíbam também bares nas escolas e instalação de outros nos arredores sempre na mira de atrair os incautos e viciados alunos sempre dispostos a gastar mais uns trocados que aos pais tanto custa a ganhar, seria uma boa medida saída das cabeças da esquerdola para não ser apenas extravagâncias.

  2. Proíbe estas máquinas e produtos nos locais de hospitalares porquê??? Permite que as máquinas funcionem em outros locais públicos do país, permite que os produtos em questão sejam comercializados no mercado alimentar, e é por as pessoas adquirirem dentro de uma unidade hospitalar que vão adoecer ou ficarem mais doentes?…

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …