/

Governo mantém medidas no novo estado de emergência

António Cotrim / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), conversa com primeiro-ministro, António Costa (D)

Confinamento geral, restrições e escolas fechadas. Fonte do Governo ouvida pelo Observador garante que as medidas de uma provável renovação do estado de emergência não vão ser aligeiradas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir os nove partidos com assento parlamentar, por videoconferência, entre terça e quarta-feira sobre a renovação do estado de emergência. A Assembleia da República tem uma sessão plenária marcada para quinta-feira para debater a sua provável renovação.

Marcelo Rebelo de Sousa, o Governo e os partidos vão reunir-se com os especialistas esta terça-feira para avaliarem a evolução da situação epidemiológica e acertar as medidas. Segundo apurou o Observador junto do Governo, as medidas que estiveram em vigor até agora são para manter.

O Governo salienta a redução do número de novos casos nos últimos dias, apontando o confinamento geral como principal responsável. Como tal, não vai querer mexer em medidas que estão a dar frutos.

O dever geral de recolhimento domiciliário e a suspensão de algumas atividades, como as culturais e comércio fora da restauração e bens essenciais, deverão continuar em vigor. Da mesma forma, as aulas presenciais deverão continuar suspensas, com o ensino a decorrer à distância.

O atual período de estado de emergência para permitir medidas de contenção da covid-19 termina às 23:59 do próximo domingo, 14 de fevereiro, e foi aprovado no parlamento com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN, abstenção do BE e votos contra de PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.

Em Portugal, já morreram mais de 14 mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 767 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.