O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, reafirmou que a Ryanair está a “procurar aproveitar uma situação difícil causada por uma pandemia para atacar um conjunto de companhias europeias de importância central para vários Estados-Membros”.
Segundo o ministro, citado esta quarta-feira pelo Observador, a Ryanair “não deve esperar do Ministério das Infraestruturas e da Habitação uma atitude de cooperação ou sequer de indiferença” perante o que qualifica de “sistemáticos atos hostis de ataque à TAP”.
Pedro Nuno Santos reuniu-se esta quarta-feira com o presidente da Ryanair, Michael O’ Leary, que, por sua vez, rejeitou a acusação de estar a promover uma guerra comercial contra a TAP e outras companhias. De acordo com um comunicado entretanto divulgado, o ministro afirmou que o Governo português “não aceita intromissões nem lições de uma companhia aérea estrangeira que responde apenas perante os seus acionistas”.
Em nota sobre a mesma reunião, a Ryanair reconheceu que Portugal tem o direito de investir na TAP, mas lamenta que os três mil milhões de euros dos contribuintes estejam a ser desviados de investimentos em escolas e hospitais para subsidiar uma companhia que descreve como “falhada” e com “preços altos”.
Apesar de considerar que o investimento da Ryanair em Portugal “é bem-vindo”, o ministro destacou que a “empresa só está em Portugal porque isso lhe é financeiramente favorável. É uma questão de lucro e não um “favor” ao Estado português ou aos portugueses. A Ryanair só vem para Portugal porque é do seu interesse”.
O’Leary, citado pelo Público, negou ainda que a Ryanair pratique “dumping social”, dizendo que são praticados “salários elevados” e que não é verdade que a empresa é subsidiada pelo Estado português para voar para o Porto, Faro e Açores. Reiterou que se devia avançar com o aeroporto no Montijo para haver mais passageiros e postos de trabalho.
As declarações de ambos surgem na sequência da decisão do Tribunal Geral de Justiça Europeu, que aceitou a queixa da Ryanair, anulando a ajuda de 1.200 milhões de euros dada em 2020 à TAP, com efeitos suspensos até a Comissão Europeia poder fundamentar a aprovação deste auxílio do Estado.
Este ministro é uma autêntica pérola!
Pagar para manter um elefante branco que sempre deu prejuízo é manter o problema e daqui a 1 ano teremos que abonar mais dinheiro a esta empresa de politicos.
O zé povinho não entende como a empresa do estado é gerida por gente que nunca deu um prego na vida.
Se o dinheiro fosse do ministro de certeza que aceitaria lições.
Se a justiça funcionasse, apostava que o ministro teria mais cuidado com aquilo que diz e seria mais rogoroso.
O nacionalismo e destaque.
Este homem quer tornar-se lider do PS. Salva-se quem puder!
Mais valia integrar a TAP nas Forças Armadas Portuguesas: O TAPFAP ou Faptap
Ou seja, uma companhia falida, estatizada e inútil é considerada “de bandeira”, outra empresa que de facto é responsável pelo transporte massivo de turistas para Portugal só interessa aos seus acionistas!? Este ministro, ideologicamente doente vai custar muitos biliões ao erário publico, por isso já devia ter sido afastado há muito tempo. Meter aprendizes de feiticeiro trauliteiros, ignorantes e utópicos a gerir biliões de euros e o destino de grandes empresas, não é ideia com asas para voar…
É o negócio do prejuízo… não há melhor forma de roubar o povo e ainda parecerem uns coitadinhos.
O PNS é mais uma vítima do efeito Dunning-Kruger
Numa coisa eles têm razão a TAP é muito cara!
E vai ser sempre a injetar dinheiro para sobreviver!
Gerir com o dinheiro dos outros é sempre fácil. Venham dois mil milhões para tapar o buraco!
O espaço que se segue é da inteira responsabilidade de um ministro muito atrás no seu tempo… kkkk quero dizer, muito á frente no seu tempo: “esses malvados capitalistas, a quem a Covid não faz moça… A TrAP que se fartou de sofrer com a Covid… Se não fosse a Covid a TrAP era a melhor do mundo e até da Europa!! Quem é a raienher…? ainda queria ver a reienher a sofrer com a Covid…Nós não aceitamos lições de quem sabe gerir empresas… Se ainda fossem lições de Karl Marx… Ah… Que saudades dos tempos em que adormecia com o Kapital debaixo do travesseiro…”
lol
Quantas empresas é que este ministrozinho já criou?
O problema é que este idiota não responde aos acionistas da TAP, que é o estado, somos todos nós que lá estamos a meter o dinheiro dos nossos impostos. Se trabalhasse assim para uma qualquer empresa privada já tinha ido para o olho da rua, mas como sempre viveu a nossa custa…. Enfim, políticos…
A não ser que sejam companhias chinesas a querer comprar Portugal, os seus recursos e empresas estratégicas. Aí o caso já muda de figura, desde que entrem uns milhoezitos numa offshore.
Nunca viajarei nessa companhia. O ministro teve uma resposta muito digna, e tem estado a fazer um esforço notável para salvar a TAP, companhia tão importante para os interesses de Portugal. Haverá quem vá na conversa….certamente, ficamos a saber!
Sr. Vitor Boavida, não entendo em que medida a TAP é tão importante para os interesses de Portugal… Pode explicar melhor?
“O Governo não aceita lições”, ponto. É por isso que é tão bom.
Pior que aliar a Arrogância à Estupidez, só dar-lhe Poder… 🙁