/

Governo grego propõe magistrada para Presidente da República. Pode ser a primeira mulher a ocupar o cargo

ORESTIS PANAGIOTOU

O líder do Nova Democracia e atual primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis

O primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis anunciou na quarta-feira que propõe a magistrada Katerina Sakellaropoulou, de 64 anos, para ser a nova Presidente da Grécia. Caso se confirme, será a primeira mulher a ocupar o cargo no país.

Na Grécia, o Presidente da República é eleito pelo Parlamento, que conta com 300 deputados, onde o partido da Nova Democracia, de Mitostakis, tem a maioria. O mandato do atual Presidente, Prokopis Pavlopoulos, termina em março, noticiou o Diário de Notícias.

“Acho que é hora do nosso país ter uma mulher grega na posição mais alta do estado”, disse Mitsotakis, ao anunciar a nomeação, citado pela Reuters.

Skellaropoulou nasceu em Salónica em 1956 e formou-se em Direito em Atenas, em 1978. Em 1982, foi nomeada juíza assistente no Supremo Tribunal Administrativo (Conselho de Estado, na designação grega), instituição a que preside desde outubro de 2018. Foi também a primeira mulher a dirigir este tribunal superior.

Com uma carreira na área do ensino de Direito, fez parte de vários órgãos associativos dos juízes gregos e especializou-se em Direito Ambiental.

De acordo com o Diário de Notícias, era esperado que Mitsotakis, de centro-direita, nomeasse uma mulher para o cargo. O Syriza, de esquerda, já disse que apoiaria a renomeação do conservador Prokopis Pavlopoulos, eleito em 2015.

O processo de escolha de um Presidente pode chegar a cinco rondas de votação no Parlamento, com o limiar da eleição a começar em 200 votos e, caso não passe, a cair gradualmente até 151. A Nova Democracia tem 158 deputados no total de 300 eleitos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.