Governo grego propõe magistrada para Presidente da República. Pode ser a primeira mulher a ocupar o cargo

ORESTIS PANAGIOTOU

O líder do Nova Democracia e atual primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis

O primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis anunciou na quarta-feira que propõe a magistrada Katerina Sakellaropoulou, de 64 anos, para ser a nova Presidente da Grécia. Caso se confirme, será a primeira mulher a ocupar o cargo no país.

Na Grécia, o Presidente da República é eleito pelo Parlamento, que conta com 300 deputados, onde o partido da Nova Democracia, de Mitostakis, tem a maioria. O mandato do atual Presidente, Prokopis Pavlopoulos, termina em março, noticiou o Diário de Notícias.

“Acho que é hora do nosso país ter uma mulher grega na posição mais alta do estado”, disse Mitsotakis, ao anunciar a nomeação, citado pela Reuters.

Skellaropoulou nasceu em Salónica em 1956 e formou-se em Direito em Atenas, em 1978. Em 1982, foi nomeada juíza assistente no Supremo Tribunal Administrativo (Conselho de Estado, na designação grega), instituição a que preside desde outubro de 2018. Foi também a primeira mulher a dirigir este tribunal superior.

Com uma carreira na área do ensino de Direito, fez parte de vários órgãos associativos dos juízes gregos e especializou-se em Direito Ambiental.

De acordo com o Diário de Notícias, era esperado que Mitsotakis, de centro-direita, nomeasse uma mulher para o cargo. O Syriza, de esquerda, já disse que apoiaria a renomeação do conservador Prokopis Pavlopoulos, eleito em 2015.

O processo de escolha de um Presidente pode chegar a cinco rondas de votação no Parlamento, com o limiar da eleição a começar em 200 votos e, caso não passe, a cair gradualmente até 151. A Nova Democracia tem 158 deputados no total de 300 eleitos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais três mortes e 157 novos casos de covid-19

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda a registar 89 pessoas recuperadas. O …

Covid-19. Singapura começa a testar vacinas em humanos na próxima semana

Singapura anunciou este sábado que inicia na próxima semana a primeira fase de testes em humanos de uma nova vacina contra a covid-19, período experimental que se vai prolongar até outubro, prevendo a administração do …

Cem milhões e um jogador. Real Madrid quer "roubar" Dybala à Juventus

De olhos postos na próxima temporada, o Real Madrid de Zinedine Zidane estará a sondar Paulo Dybala, estando disposto a pagar à Juventus 100 milhões de euros e a "oferecer" um outro jogador para garantir …

Depois da Microsoft, Twitter também está interessado em adquirir o TikTok

As redes sociais Twitter e TikTok tiveram discussões preliminares com vista a uma eventual "combinação" entre as duas, segundo uma notícia revelada no sábado pelo Wall Street Journal. Das informações obtidas pelo jornal não foi possível …

Vulcão Sinabung entra em atividade. Cinza cobre aldeias num raio de 20 quilómetros

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Sumatra, expeliu, esta segunda-feira, fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo, para já, registo de feridos, informou a agência de …

Dona da TVI passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências

O grupo Media Capital obteve um prejuízo de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a 5,9 milhões de lucros em igual período de 2019, segundo dados provisórios este domingo divulgados. De acordo …

"Onde estão as provas?". Advogado de Brueckner diz que o seu cliente "nunca" irá a julgamento no caso de Maddie McCann

Friedrich Fulscher, advogado de Christian Brueckner, disse este domingo estar "certo" de que o seu cliente, suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann no Algarve, "nunca" chegará a julgamento. "Onde estão as provas? Porque que …

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …