Governo garante remoção de amianto em 117 escolas

Montagnoli Rino / Flickr

-

O secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, garantiu esta terça-feira, no Parlamento, que foi já feita a remoção de placas de fibrocimento em 117 escolas e que estão ainda em curso 36 intervenções.

O membro do Governo disse que há um levantamento “incompleto e desatualizado”, pelo que o Ministério da Educação está a realizar um inventário exaustivo da existência de placas de fibrocimento e do seu estado de conservação nas escolas.

João Casanova de Almeida, que acompanhou o ministro da Educação, Nuno Crato, na audição na Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura, garantiu que o levantamento será concluído em breve.

Em 2013, o Governo lançou um plano para remoção de amianto nos estabelecimentos de ensino, ao qual afetou seis milhões de euros.

O secretário de Estado disse perante os deputados que há indicações da existência de “escolas a necessitar de uma intervenção maior e outras menor” e garantiu que “será feita a substituição das placas de fibrocimento [com amianto] caso a caso“.

O membro do Governo PSD/CDS-PP referiu que “há um levantamento incompleto e desatualizado” e sublinhou que o inventário a decorrer permitirá identificar a existência de fibrocimento com amianto e o seu estado de conservação nas escolas.

“Não tem nada a ver com questões orçamentais”

João Casanova de Almeida respondia ao deputado do Bloco de Esquerda (BE) Luís Fazenda, que denunciou o caso da escola Vieira da Silva, em Carnaxide, em que “apenas um terço das placas de fibrocimento existentes foram substituídas até ao momento”.

“O que se passou em algumas escolas é que houve dificuldades em acompanhar procedimentos para que as intervenções fossem feitas rapidamente. Não tem nada a ver com questões orçamentais”, disse, negando que foram as restrições financeiras as causas.

O secretário de Estado negou que haja qualquer inércia na intervenção e referiu que “a lei determina que as placas têm de ser substituídas até ao final da vida das placas de fibrocimento”, conforme a lei 2/2011, de 9 de fevereiro.

Sobre o Parque Escolar, o secretário de Estado referiu que “os orçamentos são limitados, o que se torna insuportável é a herança que foi deixada pelo Governo socialista”.

“Havia orçamentos com candeeiros de Siza Vieira, orçamentos que impediram as obras nas escolas. Estamos a pagar a factura”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor. De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, …

Não é tempo de discutir aumentos. Prioridade da Função Pública é "garantir salários a 100%"

Pedro Siza Vieira não tem a certeza se os aumentos prometidos à Função Pública continuam de pé. Sindicatos dizem que a prioridade é garantir salários a 100% a todos os trabalhadores. O Governo prometeu à Função …

Elementos da equipa de Guaidó terão sido "sequestrados"

A oposição venezuelana denunciou esta sexta-feira que 10 colaboradores do líder opositor e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, “foram sequestrados” nos últimos dias pelas forças de segurança. “Dez membros da sua equipa foram sequestrados, cinco …