Governo está a ganhar 7-0 ao FMI nas previsões económicas, garante Costa

3

partyofeuropeansocialists / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa.

Em resposta aos números para 2023 mais pessimistas do que os do Governo, António Costa afirma que o Governo está a ganhar 7-0 ao FMI em relação às previsões económicas dos anteriores orçamentos.

As previsões económicas do Fundo Monetário Internacional para Portugal (FMI) em 2023 são bastante mais conservadoras do que os valores antecipados pelo Governo. Até o próprio Presidente da República disse ter ficado surpreendido com o otimismo dos dados do executivo.

Mas estas dúvidas não estão a preocupar o primeiro-ministro. Questionado sobre as diferenças nos valores, António Costa respondeu que esta é já uma “velha tradição“. “Este é o oitavo orçamento que eu apresento e não me lembro um único em que as previsões, nomeadamente do Fundo Monetário Internacional, não divirjam das previsões que nós apresentamos”, começa Costa, citado pelo ECO.

“Ao longo destes oito anos, eu não quero garantir, mas devo dizer que estamos, para já, 7-0. Vamos ver este ano“, retorquiu o chefe do Governo.

Os dados do FMI apontam para um crescimento do PIB nacional de 0,7% no próximo ano e antecipam uma redução do défice para 1,4%. Em contraste, o Governo é mais otimista, prevendo um crescimento económico de 1,3% e um corte no défice para 0,9%.

As previsões do FMI antecipam que nem em 2027 Portugal chegará a estes valores no défice. Apesar de ser mais contido, o Fundo antecipa na mesma que a economia portuguesa tenha um desempenho melhor do que a média da zona euro em 2023.

ZAP //

3 Comments

  1. Vê-se mesmo que é linguagem de “lampião “. Depois de estar fora da competição regozija-se com questões acessórias. Tanto faz o governo acertar ou não as previsões. O país está falido na mesma, o crescimento é fraco em termos absolutos e breve vai ter de chamar na mesma o FMI.

    • Acho que deveria tomar KOMPENCOSTA , muita azia faz alterar circulação sanguínea no cérebro, mas julgo que esse problema cerebral não se coloca ao ” contracosta” … deve ser mesmo falta de massa …tanto tempo sem eleições…. maiorias absolutas … claro que dá nisso … por favor , voltem as pragas do Egito … voltem a falar em crise …. crise…. bancarrota … falência … , vamos deitar estes gajos borda fora ……. eleições já
      VOTEM CONTRACOSTA

  2. Com inflação a 9,3%, aumentar as pessoas cerca de 4% é logico que este mafarrico não se preocupa que o povo passe mal, preocupa-se sim com o seu poder, o custo de vida e o resto não o preocupam, isto tem a ver com maiorias que tornam este indivíduos em pequenos ditadores que só olham para o seu umbigo.
    Maiorias absolutas é preciso aprender e nunca mais voltarem a acontecer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.